Diminuir Tamanho da Letra   Tamanho Normal da Letra   Aumentar Tamanho da Letra

Desfile de 7 de setembro reúne patriotas na Praça da Bandeira

sexta-feira, 11 de setembro de 2009


O desfile cívico mobilizou milhares de limoeirenses.

O desfile de 7 de setembro, alusivo aos 187 anos de independência do Brasil, reuniu, em Limoeiro, milhares de pessoas, além de autoridades civis, militares e eclesiásticas, que estiveram prestigiando o evento no palanque oficial, a exemplo do prefeito Ricardo Teobaldo, secretariado e vereadores.  O desfile cívico encerrou as comemorações da Semana da Pátria na cidade.


O Tiro de Guerra 007/016 de Limoeiro, a Polícia Militar e a Guarda Municipal deram início ao desfile, seguidos de outras agremiações e escolas das redes municipal, estadual e particular do município que estiveram concentradas na Avenida Severino Pinheiro. A apresentação do evento, que teve com destaques o Grito dos Excluídos, o desfile da nova frota de veículos da PML e a homenagem das secretarias municipais ao gestor de Limoeiro, coube ao radialista Gonçalves Filho. Na ocasião, o prefeito Ricardo Teobaldo promoveu, ao posto de inspetor, os guardas municipais Rinaldo Barros, Paulo Roberto e Sebastião Pereira.


Em seguida, o público pode assistir ao desfile de escolas como a Professor Antônio Vilaça, Henrique Serafim da Costa, Nossa Senhora dos Anjos, Marechal Castelo Branco, Manoel Marques da Silva, Suzel Galiza, Morais e Silva, Austro Costa, Ginásio de Limoeiro e Seráfico Ricardo e outras mais. Também participaram a Creche Mãe Maria Beata, o PIM (Programa Idoso em Movimento), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e CREE (Centro de Reabilitação Especial), entre outros.


Além do prefeito Ricardo Teobaldo (acompanhado da esposa Juliana e da genitora D. Ida), estiveram no desfile a vice-prefeita, Virgínia Aquino, o comandante da 6ª CIPM, major Canel, o comandante do Tiro-de-Guerra de Limoeiro, sargento Reginaldo, o secretário de Serviços Públicos da Cidade do Recife, José Humberto, o ex-prefeito José Artur, o pároco local, monsenhor Orlando, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Limoeiro (ACIL), Nilo Queiroz, o diretor da Facal, professor  Cícero Arruda, os vereadores João Luis Ferreira Filho (Joãozinho), Beto de Washington, Sylvia Arruda, Ricardo Maciel (Kiko), Thiago, Daniel do Mercadinho, Manoel do Sindicato e José Nilton.


O sucesso do desfile deveu-se ao empenho da Secretaria de Educação e Esportes que tem à frente Maria José Andrade, que firmou parceria com outras secretarias municipais. Assim como Maria José Andrade, prestigiaram o evento, os secretários Marcelo Gomes (Administração), José Félix Siqueira (Desenvolvimento Econômico e Agricultura), Orlando Jorge (Saúde), Ana Guerra (Finanças), André Quirino (Turismo), Radamés Moura (Cultura), Jeferson Mirabeau (Infra-estrutura), Jorge Barbieri (Desenvolvimento Social) e Celivaldo Lira (Segurança Cidadã). O procurador geral, José Edson Barbosa, o presidente da Agência de Desenvolvimento, Zózimo Albuquerque, muitos diretores e representantes da sociedade civil, além de esposas das autoridades, marcaram presença.


Emocionado, com as homenagens prestadas ao seu governo, o prefeito Ricardo Teobaldo em seu pronunciamento declarou: “Quero me juntar aos excluídos. Vou me reunir com as 33 famílias de catadores de lixo. Tenho resistido, diariamente, aqueles que querem emprego na ´mamata`, porque tenho que usar bem o dinheiro do povo, daqueles que mais precisam. Quero mudar Limoeiro, melhorar a vida dos que vivem nos Coqueiros, na serra, daqueles que sobrevivem do ´lixão`, das pessoas mais pobres da comunidade. Quero agradecer a presença de todos, aos secretários, em especial a Maria José Barbosa, secretária de Educação, e sua equipe pela organização deste belo desfile cívico”.


Concluindo, Ricardo afirmou: “Ninguém governa só, é um trabalho de equipe e requer o esforço de todos, desde o mais humilde funcionário até os mais graduados. Não quero falar do passado, mas do presente e do futuro. As prefeituras, em geral, vivem um momento difícil e minha ida a Brasília visou amenizar esta situação de penúria. Tive audiências com José Múcio, Gedel Vieira Lima, com Sérgio Guerra e com o Ministro da Cultura. Firmei parcerias com o governador Eduardo Campos e celebrei convênios com o presidente Lula, na busca de soluções satisfatórias para a situação de Limoeiro. Garra não me faltará para isso”.


Semana da Pátria – A abertura da Semana da Pátria em Limoeiro, ocorreu no dia 01, na Praça da Bandeira, ocasião em que foram executados os hinos nacional e municipal pela Banda Musical 25 de Setembro, sob a regência do maestro Pedro Mateus de Lucena (Pepê).
O prefeito Ricardo Teobaldo, o juiz José Claudionor da Silva e o presidente da Câmara Municipal de Limoeiro, João Luis Ferreira Filho (Joãozinho), hastearam os pavilhões, ao som do Hino Nacional. O Tiro-de-Guerra 007/016 também participou do momento cívico, junto à Polícia Militar e a Guarda Municipal.


“Não podemos governar voltados para uma aristocracia, mas com o povo dizendo o que sente e o que falta. Formamos uma equipe de secretários e colaboradores com uma nova visão, uma forma diferenciada de administrar, buscando resultados”, disse Ricardo durante seu discurso.


Mais desfiles – Ainda durante a Semana da Pátria foram realizados eventos cívicos nas comunidades de Urucuba, Mendes, Pitombeira e Salobro, no dia 04. Na Vila Urucuba, que recebeu a visita da comitiva do governo municipal, o destaque foi para a apresentação da Escola Cônego Deusdedith e sua banda marcial Inácia Dutra Duarte. A Vila Mendes, que também recebeu a comitiva, teve seu ponto alto com os desfiles das escolas Marechal Castelo Branco e Luís Sátiro Pereira.

Álbum de fotos

Matérias já publicadas
Prefeitura Municipal de Limoeiro © 2007-2014
Limoeiro.pe.gov.br é o Portal Oficial de Limoeiro - Direitos Reservados
Praça Comendador Pestana, N° 113, Limoeiro - Pernambuco - CEP: 55700000
Fone: +81 3628.9710 | E-mail: contatolimoeiro.pe.gov.br