Diminuir Tamanho da Letra   Tamanho Normal da Letra   Aumentar Tamanho da Letra

Festa de São Severino em Gameleira: 64 anos de fé e tradição

terça-feira, 29 de dezembro de 2009


São Severino é o padroeiro de Gameleira

De 9 a 13 de dezembro de 2009, sob o tema geral “Igreja, tua vida é missão”,  a comunidade católica de Gameleira vivenciou a tradicional Festa de São Severino, uma homenagem que perdura há 64 anos e que contou com o apoio do Governo de Limoeiro. “Há quase um século, devotos do grande mártir, residentes em Gameleira, começaram a fazer  romarias a pé, até Paudalho, para pagar promessas a São Severino dos Ramos. Resolveu-se, então, construir uma capela em homenagem ao santo católico e adotá-lo como padroeiro”, esclareceram Maciel Alves, Ivan Carlos (Sassá) e Genelza Silva, moradores da localidade e integrantes da comissão organizadora da festa.

As comemorações religiosas e profanas tiveram início no dia 9, às 19h, com a Procissão da Bandeira (saindo da residência de Gildo Amorim) e celebração da Santa Missa, animada pelo Grupo de Orações das Laudes; no dia 10, a partir das 19h, Celebração da Palavra com animação da Pastoral das Crianças e Dizimistas. Na sexta-feira, dia 11, com início às 19h, Celebração da Palavra, com animação do Apostolado da Oração e Terço dos Homens; às 21h, apresentou-se a Seresta Adalberto Moreira no palco armado em frente à Igreja.

No sábado, dia 12, às 19h, celebração da Santa Missa, animada pelos Acolhedores da Mãe Rainha, catequistas e catequizandos. A partir das 21h muitas atrações musicais  animaram os presentes, a exemplo das bandas Dimas Show, Forrozão Alta Pressão e os Playboyzinhos. Finalmente, encerrando a parte religiosa do evento, no dia 13, alvorada festiva (4h), fogos e repicar de sinos (6h), sacramento do Batismo (16h) procissão de São Severino (17h) e Missa Campal (19h), celebrada pelo Monsenhor Orlando, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, com animação das comunidades convidadas, Conselho da Capela e comunidade católica da Gameleira. No aspecto profano, com início às 21h, “shows” de Moura Rossi e Banda Véu de Noiva.

Álbum de fotos

Matérias já publicadas
Prefeitura Municipal de Limoeiro © 2007-2014
Limoeiro.pe.gov.br é o Portal Oficial de Limoeiro - Direitos Reservados
Praça Comendador Pestana, N° 113, Limoeiro - Pernambuco - CEP: 55700000
Fone: +81 3628.9710 | E-mail: contatolimoeiro.pe.gov.br