Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Oferecer experiências pedagógicas exitosas faz parte do plano de trabalho da gestão municipal na área educacional. Nesse sentido, o esporte torna-se um grande aliado na busca por conhecimento e por saúde física e mental. Com essa estratégia, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, oferece aulas gratuitas de Natação para estudantes da Rede Municipal de Ensino desde o ano letivo de 2022.

Com o lema “Educação, Esporte, Vida e Superação”, o Programa Natação Municipal (PRONAM) é coordenado pela Diretoria Executiva de Esportes e tem os objetivos de estimular a prática do esporte, desenvolver uma vida saudável e formar talentos na Princesa do Capibaribe. Ao todo, neste ano de 2023, 50 crianças e jovens, sendo 30 no turno da manhã e 20 no turno da tarde, têm acesso às aulas, que são realizadas na piscina da Associação Atlética Banco do Brasil de Limoeiro (AABB Limoeiro), sempre às quartas-feiras.

Os alunos foram selecionados por meio de uma força-tarefa das equipes pedagógicas nas escolas da Rede Municipal de Limoeiro. Os critérios estabelecidos para a seleção, além do interesse pela Natação, foram a prática do esporte em anos anteriores ou, simplesmente, o fato de saber nadar. Os treinamentos da manhã se iniciam às 7h30. Já as aulas da tarde acontecem a partir das 13h.

Uma das educadoras responsáveis por comandar os treinos é a professora Maria da Conceição Amorim, juntamente com outras duas profissionais da Rede: Marcela Muniz e Elisângela Silva. “Estamos juntas e juntos, acima de tudo, por uma Educação que gera felicidade. As crianças são muito felizes por participarem das aulas. E os pais acompanham os treinamentos com muita alegria”, destacou “Cecinha Amorim”, como popularmente é conhecida.

Foto: Secretaria Municipal de Educação e Esportes