Para celebrar o Dia da Árvore, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, promove uma ação de plantio de mudas de árvores na Escola Municipal Tancredo Neves. A unidade de ensino fica na Comunidade dos Coqueiros, Zona Rural, e realiza um amplo trabalho de preservação ambiental, inclusive, com a utilização de materiais recicláveis para manutenção da estrutura de uma horta comunitária mantida pelos professores e alunos.

De acordo com o secretário da pasta, José Félix, a iniciativa busca incentivar e conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A preservação também passa pelo plantio de mudas de árvores. Um ato que simboliza a data comemorativa, porém, nosso planejamento visa seguir com plantios em diversas áreas do município”, destacou o secretário. Ele também ressaltou a importância desse trabalho ser desenvolvimento com o público infantil.

De acordo com o Portal Brasil Escola, a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra. Elas aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; evitam erosões; produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura; fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais e fornecem diversos frutos.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira. Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel.