Fundado em 27 de julho de 1811, Limoeiro está localizado na Região do Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco, perfazendo área total de 277,57 km². Cortado pelo Rio Capibaribe (Rio das Capivaras), o nome deriva-se da grande quantidade de pés de limão existentes ainda quando aldeia habitada pelos indígenas tupis. Dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o município conta, atualmente, com aproximadamente 56 mil habitantes.

Distante 77 quilômetros da capital Recife, o município tem forte vocação para o comércio atacadista e varejista, recebendo clientes de aproximadamente dez municípios vizinhos. A rede bancária se destaca com cinco agências e uma cooperativa de crédito. O comércio informal também contribui consideravelmente para geração de renda e trabalho com feiras livres quartas e sábados, no Centro, e aos domingos, no Alto de São Sebastião.

Ainda dentro do setor econômico, a feira de gado retomada pela Sociedade dos Criadores de Limoeiro (SCL) colabora com a economia local, movimentando, em média, um milhão de reais por mês com a venda de aproximadamente 500 animais. A mesma entidade é responsável pela realização da tradicional Exposição Regional de Animais e Feira do Agronegócio, programada anualmente para o segundo semestre, ambos no Parque de Exposição Emídio Cavalcanti, às margens da PE-50.

Historicamente forte no movimento agrícola, a zona rural de Limoeiro segue como cenário na variada produção de alimentos, os quais são escoados para as feiras livres locais e regionais, além de comercialização nos centros de abastecimento de Recife e Caruaru. Tradicionalmente, no mês de março, acontece a execução do Programa Terra Pronta, com aração de terras e distribuição de sementes de milho e feijão para o plantio do pequeno agricultor.

No setor educacional, o histórico de formação acompanha gerações nas redes pública e privada. Dados das secretarias das unidades de ensino mostram que estudantes de mais de dez cidades da região estão matriculados na Rede de Ensino de Limoeiro. Cursinhos para concursos e vestibulares também engradecem a atividade. No ensino superior, a Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL) e a Faculdade de Ciências Jurídicas (FACJUL) formam profissionais há mais de 50 anos.

Na Cultura, Limoeiro é considerado “berço”. Nas mais variadas linguagens, têm representantes com destaque nacional e internacional. Num passeio pelo Coco de Roda, Ciranda, Música, Artesanato, Teatro, Cinema, Fotografia e Cultura Popular, os visitantes vão encontrar talentos de várias idades. A cidade é considerada a “Terra dos Bois de Caboclinhos” e conta com o espaço público Centro Cultural Ministro Marcos Vinícius Vilaça, antigo prédio da Rádio Jornal Limoeiro.

Limoeiro também mostra força e representatividade no setor da Saúde. Sede da II Gerência Regional de Saúde (GERES), o município absolve grande demanda da região. Além do Hospital Regional José Fernandes Salsa, a cidade conta com a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE). Na rede privada conveniada, tem o Hospital do Vale, Hospital Memorial Limoeiro e dezenas de clínicas, consultórios e laboratórios, sendo importante gerador de emprego e renda.

Para se divertir e passear, a lista traz a Festa de São Sebastião (Janeiro), a Paixão de Cristo (Semana Santa), o São João (Junho), a Emancipação Política (Julho) e a Exposição Regional de Animais (Setembro). O Morro do Redentor é uma das opções para os turistas que tenham disposição de encarar 628 degraus até chegar ao ponto alto da cidade, onde fica a imagem do Cristo. Um passeio pelas igrejas e capelas das comunidades urbanas e rurais também é uma boa opção.

Na gastronomia, o galeto na brasa é dito o “melhor do mundo”. A rede de bares e restaurantes foi ampliada nos últimos anos, tornado Limoeiro um “point” nos fins de semana. Pratos com nomes exóticos aguçam o paladar: vaca atolada, macaxeira afrescalhada e arroz de puta são alguns. Para quem gosta de massa, diversas pizzarias capricham nos sabores. A culinária chinesa é mais uma opção. Para petiscar, caldinhos, tripinha seca, frango à passarinha e salgadinhos fritos não faltam.