Orlando Jorge

Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima nasceu na Rua Santa Cruz, no Bairro da Pirauíra, em Limoeiro, no dia 1° de novembro de 1961. É filho de Teotônio Andrade e Maria de Lourdes, irmão de Alexandre, Analice, Clísthenes, Epifânio, Paulo e Teotônio, esposo de Flávia Melo e pai de Cecília, Eduardo e Catarina.

Ganhou reconhecimento na sua terra natal através da profissão de odontólogo e da militância no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais do que um profissional renomado, destacou-se por acreditar nos seus ideais e defender uma sociedade mais harmônica, democrática e inclusiva. O primeiro grande desafio da sua carreira foi trabalhar como dentista do Exército Brasileiro em Manaus, capital do Amazonas.

Foi candidato a prefeito de Limoeiro em 1996 e, mesmo não tendo sido eleito naquele ano, não saiu de cena, pois sempre acreditou no caráter transformador da política. Exerceu os cargos de vereador, vice-prefeito e secretário de Saúde de Limoeiro, ganhando ainda mais reconhecimento na cidade onde nasceu e cresceu. Também foi secretário de Saúde de Paudalho, presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE) e membro do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Em 2020, Orlando Jorge foi eleito com 38,16% dos votos no pleito municipal, onde superou outros três candidatos. O plano de governo foi elaborado em parceria com movimentos sociais, associações de moradores e categorias de trabalhadores do município. Os desafios para fazer Limoeiro avançar são enormes, mas transformar a Princesa do Capibaribe em um lugar melhor para se viver é a maior motivação da gestão municipal. Afinal, como é cantado em seu próprio hino, Limoeiro vive cheio de encantos mil na alma de cada limoeirense. O hino da cidade, inclusive, inspira o slogan do atual governo: “Limoeiro, Terra Amada”.