Pré-Conferência Municipal de Saúde do Território III, no Instituto Padre Luís Cecchin (Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro)

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, irá promover a 7ª Conferência Municipal de Saúde no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira). O evento, que reúne trabalhadores da Saúde, prestadores de serviço e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), acontecerá na Faculdade de Ciências Aplicadas (Facal), a partir das 8h. Já abordado nas Pré-Conferências Municipais de Saúde, o tema da Conferência é: “A defesa do Sistema Único de Saúde para além da pandemia – SUS para todos”.

Devido à pandemia da Covid 19, a preparação para a Conferência foi dividida em três Pré-Conferências. No dia 22 de setembro, na EREM Austro Costa, a Pré-Conferencia do Território I reuniu as comunidades de São Sebastião, João Ernesto,  Gameleira, Vila Urucuba, Convales e Vila Mendes. Posteriormente, em 29 de setembro, na Facal, as comunidades da Linha, Ponto Certo, Rua da Alegria, Redentor, Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima se encontraram na Pré-Conferência do Território II. Por fim, no dia 6 de outubro, no Instituto Padre Luis Cecchin (IPLC), a Pré-Conferência do Território III concretizou-se através das comunidades de Ribeiro do Mel, Congal, Santa Terezinha, Juá, Cohab, Loteamento Santana e Loteamento Lagoa Azul.

A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, explica o que acontece nas Pré-Conferências Municipais. “Enquanto gestão pública, nosso papel é garantir os debates e dar os próximos passos para o Plano Municipal de Saúde, que será executado nós próximos quatro anos. Nas Pré-Conferências, os usuários do SUS se reúnem para discutir propostas a serem executadas nesse plano”, detalha.

De acordo com Paloma, as Conferências Municipais de Saúde representam um exercício de cidadania, pois permitem o protagonismo de trabalhadores e usuários do SUS no sistema público de Saúde do nosso país, que é essencialmente universal e gratuito e, portanto, representa uma verdadeira conquista para o povo brasileiro. “É uma forma de validarmos e garantirmos os direitos conquistados através da Lei 8.142/90, que fala da participação social. Também temos à disposição a Lei 8.080/90, que trata da criação do SUS”, finaliza.