O dia 15 de maio de 2021 marca mais um importante capítulo do Instituto Padre Luís Cecchin no segmento social e educacional do município de Limoeiro com a inauguração da Creche Sagrada Família, no Loteamento Lagoa Azul. Um trabalho que começou como Centro de Formação de Menores e há décadas transforma vidas, prepara cidadãos e forma profissionais. A nova unidade vai atender 175 crianças com idades entre 6 meses a 5 anos oriundas de famílias em maior vulnerabilidade social.

O prédio amplo, moderno e equipado foi construído através de doações de benfeitores, representados pela AVATeM (Familiares e Amigos do Pe. Luís Cecchin), Cáritas Antoniana (Caritas Sant’Antônio ONLUS Padova/Itália), Conferência Episcopal Italiana(C.E.I) e Consulta Deltaerre ONLUS. O funcionamento, que será em horário integral, acontecerá através de uma parceria firmada com a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes.

De acordo com a coordenadora das ações educacionais do IPLC, Ana Patrícia, as crianças matriculadas receberão de segunda a sexta, manhã e tarde, atendimento educacional que seguirá as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), além da oferta de alimentação e acompanhamento social. Elas chegam no início da manhã e saem no fim da tarde, tendo garantido os princípios básico da Educação Infantil. Os 175 alunos estão divididos em seis turmas.

Depoimentos

“Como é visível a presença de Deus no olhar de cada criança. Inspirados por Padre Luís, a creche que recebe o nome Sagrada Família teve início no ano de 2017 e, depois desse período, hoje inauguramos. Serão as 175 crianças aqui atendidas que farão que essa obra se torne um bem social. Pedimos a interseção do Padre Luís Cecchin na efetivação das ações a serem desenvolvidas em prol do bem de todos”, Wilton Ferreira, vice-diretor operacional do IPLC.

“Marco histórico. Eu diria que somos agraciados. Nós recebemos um presente de Deus e que se materializou através do Instituto Padre Luís Cecchin, iniciando na década de 70 com o Centro de Formação de Menores, posteriormente, Instituto. Enquanto limoeirense, acompanhamos a importância do CFM e do IPLC, observando e aprendendo com o legado que nos foi deixado pelo próprio Padre Luís”, Fernando Melo, secretário de Educação e Esportes de Limoeiro.

“Padre Luís Cecchin representa a maior autoridade de Limoeiro. Não há ninguém que se aproxime do trabalho social e coletivo e da grandeza do sacerdócio do Padre Luís. É uma honra muito grande para os limoeirenses receberem mais um fruto plantado por ele. Agora, materializado pela Congregação Pobres Servos da Divina Providência. Esse momento é sublime para a vida dessas crianças. Temos que resgatar em todos os sentidos a cidadania dessas famílias”, Orlando Jorge, prefeito de Limoeiro.

“Aqui recordamos esse papel fundamental da Igreja, que além de fazer a sua missão espiritual, sabe que não pode esquecer também do seu papel social. E aqui recordamos tantos homens e mulheres que movidos pela fé, por amor a Jesus Cristo e por um compromisso social enquanto cristão, sabem que o cristianismo não é apenas nas alturas, mas é algo que deve transformar as nossas relações aqui na terra”, Padre Sander, diretor geral do IPLC.

“Desde a formação desse Instituto é só crescimento. Porque é fazer algo de bem para o outro sem querer nada em troca. E é isso que é feito. Neste momento especial da nossa vida e da nossa Igreja, posso dizer que aqui está a presença da Igreja que tanto fala o nosso querido Papa Francisco, que é essa Igreja em saída. Uma igreja acolhedora. Ficamos fortalecidos com tudo isso. Tudo é possível. E se nós abrirmos os corações, alcançamos”, Dom Francisco Lucena, Bispo da Diocese de Nazaré da Mata.