A Prefeitura de Limoeiro iniciou neste sábado (20) a desobstrução de um bueiro que existe na II Travessa da Avenida Santo Antônio (Beco do Bandepe), no Centro. Sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura, a obra seguirá por alguns dias por conta da complexidade. A obstrução do escoamento das águas tem provocado o retorno para dentro das casas que ficam em um beco sem saída na travessa, a exemplo de pias e banheiros, gerando há vários anos problemas para os moradores.

Fotos: Jair Ferreira / Wilker Mattos – Secretaria Executiva de Imprensa e Comunicação

O serviço também reflete na estrutura de um trecho da Avenida Santo Antônio por conta da conexão que existe com a travessa. “Averiguamos que toda tubulação está assoreada. Abrimos uma sarjeta e vamos abrir outra para desobstruir. Já tiramos quase uma tonelada entre areia e lixo”, destacou o secretário da pasta, Elias Vieira. Em 2020, um trabalho chegou a ser realizado no local, mas sem solução definitiva. Por isso, a atual gestão entendeu a necessidade da reabertura das tampas para desobstrução total.

A secretaria está finalizando a limpeza de bueiros, canais e tubulações da parte mais antiga da cidade. “Começamos em janeiro e estamos de domingo a domingo, inclusive, no período do Carnaval”, disse Vieira. A prefeitura também tem atuado na limpeza das galerias que ficam ao longo da Serra do Redentor, onde imagens mostram a grande quantidade de lixo retirada dos bueiros. Por conta da situação, o secretário tem pedido a conscientização da população para evitar jogar lixo nos lugares indevidos, visto que causa o entupimento das vias, consequentemente gera alagamentos em vários setores da cidade em dias de chuva.

Elias Vieira ainda alertou para o descarte do lixo produzido pelos moradores de Limoeiro. O secretário lembrou a importância de os resíduos serem colocados na frente das casas ou pontos comunitários nos dias e horários da coleta. Ele adiantou que na primeira semana do mês de março terá início uma ampla divulgação do calendário de coleta do lixo. “Vamos de casa em casa e todo mundo vai saber o dia e a hora que o caminhão coletor vai passar na sua porta. Inclusive, também vamos informar os dias da varrição”, finalizou Vieira.