Tendo a leitura como importante “ferramenta” para o desenvolvimento intelectual e social das crianças, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes incentivou a participação das escolas municipais no Concurso Ler Bem, uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). Nos dias 31 de maio e primeiro de junho, 17 alunos da Rede Municipal de Ensino disputaram a fase municipal do concurso.

A leitora Márcia Fernanda Arantes de Melo, aluna da Escola Castelo Branco, localizada na Vila Mendes, foi a vencedora e representará Limoeiro na etapa estadual. Os participantes dessa fase foram selecionados inicialmente numa disputa que aconteceu internamente em cada unidade de ensino. A seletiva atual ocorreu de forma virtual, obedecendo aos protocolos preventivos de saúde estabelecidos por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a equipe técnica da secretaria, o livro selecionado para o concurso foi Viagem ao centro da Terra, do escritor francês Júlio Verne. A obra tem adaptação para o público infantil feita por Lúcia Tulchinski e ilustrações de Cláudia Ramos. No livro, Verne conta a história de uma fantástica viagem motivada pelo encontro de uma misteriosa mensagem escrita em letras antigas em um pergaminho, esquecido dentro de um livro de há cerca de 700 anos.

O Concurso visa promover o entusiasmo pela leitura através de uma competição entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas municipais pernambucanas. Os jurados da fase municipal foram: Fabio André (Presidente do Centro de Criação Galpão das Artes), Carlos Henrique (Mestre e Técnico da Seduc) e Ricardo Rodrigues (Professor e Presidente da Sociedade de Apoio ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

“Nossa gestão tem sido pautada em parcerias que possam melhorar e transformar a vida das pessoas. Entendemos que através da Educação vamos conseguir preparar nossos estudantes para diversos projetos futuros. E a leitura acaba sendo a ‘porta’ para o mundo do conhecimento. É o caminho de formação profissional e cidadã. A participação de Limoeiro no Concurso Ler Bem mostra que estamos presentes em todas as áreas. Além disso, temos uma equipe profissional que vem fazendo a diferença”, destaca o prefeito Orlando Jorge.

“A prática da leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, a criança adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento, de questionar e formular argumentos. Cientes da responsabilidade que a escola tem para com o estímulo a leitura, nosso município mais uma vez participa do concurso, que neste ano está em sua décima primeira edição”, ressalta Valquíria Pinto, secretária executiva de Educação.

Leitura – Ao criar o Concurso Ler Bem, a ASPA entende que a leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas, facilitando a argumentação e o vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito. A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da importância que ela exerce na vida do ser humano.

“Acreditamos que há grande necessidade de o ser humano adquirir ao longo de sua vida uma boa bagagem de leitura, pois além de obter conhecimento, desenvolve um potencial crítico para questionar, duvidar, com isso saber mais e expor opiniões sem medo e, acima de tudo, permite interpretar o mundo. Esse projeto visa aguçar o hábito da leitura, criando possibilidades para que os alunos possam se desenvolver na prática da leitura”, diz o perfil do Concurso.