Neste sábado, 12 de junho, o mundo inteiro celebra o dia contra o trabalho infantil. Em 2021, também está sendo vivenciado o ano internacional para eliminação do trabalho infantil. Em Limoeiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), está desenvolvendo um projeto intitulado “Envie sonhos, acabe com o trabalho infantil”.

A iniciativa de cunho pedagógico faz parte da programação de atividades da gestão municipal para informar e alertar sobre a importância da sociedade também colaborar com o fim deste tipo de exploração. O projeto está estimulando as crianças e os adolescentes usuários do SCFV na produção de cartas, oportunizando os participantes a relatarem os sonhos e desejos de acabar com essa forma de trabalho nociva e perigosa. Participantes de diversas comunidades estão sendo contemplados.

O projeto tem como “inspiração” uma campanha realizada pelos Correios. A empresa lançou um selo especial que faz alusão ao ano internacional para eliminação do trabalho infantil. “Tivemos a ideia de, com o selo, promover o projeto Enviando sonhos, fazendo referência às cartas. Já que estamos de forma remota com nossos usuários, enquanto coordenação e educadores estamos provendo ações, e isso vai acontecer de forma permanente”, comentou a coordenadora do SCFV, Flaviana Melo.

Entre as cartas produzidas pelos estudantes, algumas serão selecionadas e enviadas pelos Correios. “Durante os encontros on-line, a coordenação ofertará subsídios para que eles consigam elaborar cartas com seus desejos, anseios e sonhos a respeito de como erradicar o trabalho infantil no Mundo, no Brasil, no Município”, explica Flaviana, ao pontuar a existência de casos em Limoeiro e a necessidade do trabalho contínuo em todos os setores para evitar.

As melhores cartas também serão premiadas no fim do mês de junho de forma simbólica. A coordenação do SCFV está planejando a premiação virtual por conta da pandemia do coronavírus, a qual cita o distanciamento social como medida protetiva. “Tudo isso para que eles possam sentir que valorizamos o trabalho deles. A gente quer entender como esses meninos e meninas, com o olhar que eles têm, pensam em acabar com o trabalho infantil”, detalhou Flaviana.

Sobre a cultura de que “o trabalho desde pequeno dignifica”, a coordenadora entende a postura de muitas famílias, mas pondera ao lembrar que existe o tempo específico. “Tudo na hora certa, no momento adequado e da forma correta. Crianças trabalhando enfrentam sérias dificuldades para conquistarem um futuro melhor. Elas precisam ter descanso, lazer, cultura, saúde, proteção, tudo isso garantido por lei”, pontua.

Você sabia?

Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. O Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, tem promovido o fortalecimento de uma agenda intersetorial de combate ao trabalho infantil, integrando ações das políticas públicas de Assistência Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Trabalho (fiscalização e aprendizagem).

Em 2015, a campanha do dia 12 de junho adotou a orientação da OIT de Genebra de vincular o esforço de erradicação do trabalho infantil, destacando a importância da educação de qualidade como fator estratégico de combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Para tanto é preciso garantir que a educação formal de qualidade, aliada às ações da proteção social, contribuam de forma efetiva para a superação do ciclo intergeracional de pobreza. (Informações disponíveis no portal do MDS)