Na noite desta terça-feira (30/11), na comunidade de Gameleira, na Zona Rural de Limoeiro, a Escola Municipal Manoel Marques da Silva, por meio das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promoveu uma exposição referente ao Mês da Consciência Negra e à cultura regional. O evento pedagógico abordou o tema: “Da feijoada ao samba, nossa origem é linda”. O prefeito Orlando Jorge e o vice-prefeito José Barbosa Neto prestigiaram a ação, realizada no pátio da instituição de ensino.

De acordo com a gestora da escola, Jaqueline Carneiro, os temas referentes à exposição cultural foram vivenciados pelos alunos do EJA durante o mês de novembro. “Abordamos em nossas aulas as necessidades de combater o preconceito racial e incluir os negros como protagonistas da sociedade. Nossa exposição cultural tem o objetivo de resgatar a cultura regional através da herança e vivência dos povos de raízes africanas”, explicou.

Por meio de poesias, cordéis, fotografias e contações de histórias, os gestores, educadores e estudantes falaram sobre personalidades negras que conquistaram protagonismo a nível local, regional e nacional. Nesse sentido, como pontua Jaqueline, a Cultura surge como ferramenta essencial para o respeito e a dignidade dos afrodescendentes. “O sangue negro corre pelas nossas veias. E o Mês da Consciência Negra vem para enaltecer a ancestralidade africana e, sobretudo, para combater pensamentos e atitudes racistas”, detalhou.

Outro objetivo da exposição cultural, que contou com a presença do renomado artista limoeirense Zé de Teté – O Rei do Coco, foi colocar em evidência os idosos contemplados pela EJA. Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a Educação de Jovens e Adultos da Escola Manoel Marques atende mais de 70 idosos, distribuídos entre as comunidades rurais de Gameleira, Vila dos Confeitos, Espíndola, Sítio Boi Seco e Ilha dos Leões.

“A satisfação e o brilho no olhar das pessoas da ‘melhor idade’, bem como a presença delas neste evento, são possíveis graças aos apoios da Prefeitura de Limoeiro e da Secretaria de Educação e Esportes. Agradeço à gestão municipal, à equipe de professores e a todos os alunos que tornaram tudo isso possível”, concluiu a diretora Jaqueline Carneiro.

Dia da Consciência Negra

Na homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, no último dia 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Limoeiro, em suas páginas oficiais no Instagram e no Facebook, mencionou figuras inspiradoras para o movimento negro no País. “O Brasil conta com diversas personalidades negras inspiradoras: Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Luiz Gama, Luísa Mahin, José do Patrocínio, Chico de Matilde, Machado de Assis, André Rebouças, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Tereza de Benguela, Carolina Maria de Jesus, Tia Ciata, João da Cruz e Sousa, Nilo Peçanha, Antonieta de Barros, Milton Santos, Sueli Carneiro, Elza Soares, Gilberto Gil, Benedita da Silva, Conceição Evaristo, Milton Nascimento, Oswaldo de Camargo, Valdenice José, entre tantos outros que ergueram e erguem a voz em favor da liberdade e quebraram e quebram paradigmas”, diz a publicação.

Também no dia 20, na Praça da Bandeira, a PML apoiou a quarta edição do Encrespando Limoeiro, projeto idealizado pela ativista e influenciadora digital limoeirense Aline Gonçalves. Na ocasião, o evento promoveu rodas de conversa sobre o empreendedorismo feminino e a necessidade de combater a discriminação racial e o racismo estrutural.