Foto: 6ª CIPM/PMPE/Divulgação

As escolas José Teobaldo e Salomão Ginsburg, ambas integrantes da Rede Municipal de Limoeiro, são as primeiras de Pernambuco na retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O trabalho, que estava suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus, vem sendo desenvolvido através de uma parceria entre a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

Desde o mês de setembro deste ano, as duas comunidades escolares estão sendo contempladas pelas atividades. De acordo com o policial militar e instrutor Sub-Tenente Justino, o Proerd é uma adaptação brasileira do programa norte-americano. Ele está presente em mais de 60 países e as aulas ministradas seguem um padrão internacional, contemplando escolas, pais e alunos. O programa é direcionado à proteção do público infanto-juvenil.

“O Proerd é um trabalho feito entre polícia, escola, alunos e pais. Eles recebem um material planejado e cientificamente comprovado pela coordenação dos Estados Unidos. Passamos algumas técnicas para os alunos se sobressaírem de situações (de risco), como pressão de grupo, pressão de amigos, drogas e violência na escola. O interessante é um modelo de tomada de decisão que repassamos para que eles digam não (ao ilícito) e o porquê”, explica Justino.

Sobre a eficácia do programa desenvolvido nas escolas, o oficial disse que um estudo científico desenvolvido há 3 anos pela coordenação do Proerd em Pernambuco mostrou que a despesa para a recuperação de um dependente químico gira em torno de R$ 1 mil, enquanto o investimento feito pelo Proerd na prevenção chegaria a aproximadamente R$ 10 por aluno. “Estamos trabalhando e a ideia é expandir para as demais escolas da rede municipal”, reforçou Justino.

Para o instrutor, o comando da CIPM tem uma visão de policiamento preventivo. “Além das atividades do PROERD, também realizamos palestras nas comunidades, igrejas, associações e comunidades rurais. Quem desejar basta solicitar, através de ofício enviado ao comando, que seremos designados”, explica. Recentemente, ele palestrou sobre combate às drogas, violência doméstica e convivência social nos condomínios Moura Guerra e Padre Luís Cecchin, no Loteamento Lagoa Azul.