As secretarias municipais da Prefeitura de Limoeiro estão integradas na execução do plano de ações para combater o avanço da pandemia no município. Nesta quarta-feira (24), foi realizado um trabalho educativo nos setores da feira livre. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Gyna Karine, a medida tem como objetivo a prevenção contra o coronavírus. Feirantes e clientes foram abordados e orientados sobre a necessidade de manter os cuidados de proteção.

“O uso da máscara segue obrigatório, a higienização das mãos com água e sabão, o uso de álcool setenta na medida do possível, além de outras medidas de prevenção ao vírus precisam ser mantidos”, relembrou Gyna. A ação se estenderá todos os dias de feira livre no município. Paralelamente, os espaços públicos estão recebendo a sanitização, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde, e os estabelecimentos comerciais inspecionados com seus trabalhadores orientados sobre o estabelecido na legislação de segurança alimentar.

A Atenção Básica, a Vigilância Epidemiológica, a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuaram no apoio. Para o secretário executivo de Trânsito e Segurança Cidadã, Coronel Cleidson Canel, somado às promoções do poder público é preciso o entendimento por parte da sociedade. “Estamos ajudando nessa conscientização da obrigatoriedade do uso da máscara para as pessoas se prevenirem e evitarem a propagação dessa pandemia que está nos prejudicando e afetando nosso município”, comentou Canel.

Para o comerciante Manoel dos Santos, a utilização da máscara deve ser um hábito constante. Sabendo da importância dela para proteção individual e coletiva, ele se mostra um incentivador do uso. “Sobre a máscara, nós temos obrigação de usar para favorecer a mim e a todos que estão ao nosso lado. Não podemos desobedecer às ordens”, enfatizou. Em seu banco, não falta álcool para proteção dele e dos clientes. Em casa, o comerciante age da mesma forma.

O popular “Bigode”, que também negocia na feira livre, tem o mesmo pensamento. Ele foi vítima da Covid-19 e precisou ficar duas semanas em isolamento social. Recuperado e de volta ao trabalho, ele tem experiência para reforçar os cuidados. “A máscara evita muito e ninguém sabe quando está livre. Esse trabalho que a prefeitura está fazendo é necessário e a população de Limoeiro está precisando dessas pessoas para orientar, assim como estão fazendo”, destacou o feirante.

Foi publicado, na última terça (23), um decreto municipal com novas medidas restritivas para os setores econômico, social e esportivo. O documento também reforça a obrigatoriedade do uso da máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, inclusive, com penalidades e multas para quem descumprir as regras. Segundo a secretária de Saúde, Paloma Sonaly, a maior preocupação da gestão é para o relaxamento de algumas pessoas com relação às determinações para evitar o contágio.

“Estamos realizando essa ação educativa em parceria com as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Atenção Básica, Guarda Municipal e Polícia Militar na tentativa de educar e sensibilizar a população, pois cada vez mais o vírus é está presente em nosso meio e o seu contágio é cada vez maior. Isso tem nos preocupado bastante. Já existe uma sobrecarga nos leitos das redes pública e privada de saúde, então pedimos o apoio de toda população para estar cumprindo todas as medidas restritivas”, pontuou a secretária.

ESCUTE O NOSSO PODCAST SOBRE A IMPORTANTE AÇÃO REALIZADA!