A partir desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, estará realizando um pré-cadastro para vacinação de gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto com comorbidades contra a Covid-19. A ação poderá ser feita de duas formas: site da Prefeitura de Limoeiro (www.limoeiro.pe.gov.br) ou de forma presencial na sede da Secretaria de Saúde (primeiro andar do prédio), localizada na Avenida Severino Pinheiro, no Centro, das 9h às 16h.

Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico ou cartão da gestante ou exame de imagem. Já as puérperas deverão apresentar a Declaração de Nascido Vivo (DNV) ou o Resumo de Alta da Maternidade. Tanto no site do governo municipal como de forma presencial, a documentação necessária para o agendamento é a mesma. Os critérios para cadastro são: gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto, independente da idade, portadoras de comorbidades; gestantes 3° trimestre, gestantes 2°trimestre e gestantes 1° trimestre.

De acordo com a secretária de Saúde, Paloma Sonally, posterior ao pré-cadastro, a equipe entrará em contato para informar dia, hora e local que será aplicada a primeira dose. A imunização ocorrerá no Recife. “Com a suspensão da vacinação com a AstraZeneca por determinação do Ministério da Saúde, através de nota técnica da Anvisa, para gestantes e puérperas, está sendo disponibilizado na capital pernambucana a vacinação com imunizante da Pfizer”, explicou a secretária.

Paloma informou que a gestante ou puérpera que agendar a vacina via Secretaria de Saúde de Limoeiro terá a garantia de um veículo para levá-la ao Recife e trazê-la ao município. “É importante que toda ela coloque o seu contato telefônico, seu PSF e seu agente de saúde para receber o retorno com os detalhes do agendamento”, reforçou Sonally. Aquelas que tenham possibilidade de se deslocar ao Recife por meio próprio poderão fazer o cadastramento direto na Plataforma Conecta Recife: conectarecife.recife.pe.gov.br.

“Lembrando que Limoeiro estará vacinando, inicialmente, 35% desse grupo de gestantes e puérperas, ou seja, um quantitativo pequeno. Posteriormente, esse número poderá ser ampliado”, disse a secretária. O percentual representa 264 gestantes e puérperas de um total de 645. “Limoeiro teve um quantitativo pequeno de gestantes vacinadas com a AstraZeneca. Ela é uma vacina segura, porém, a gestante por ter pré-disposição maior de problema circulatório, por precaução, após um episódio ocorrido no Rio de Janeiro, o Ministério suspendeu a vacinação com AstraZeneca”, completou.

Sobre as grávidas e puérperas que já tomaram a primeira dose da Astrazeneza, Paloma Sonally informou que elas estão sendo monitoradas pelas equipes de Saúde da Família de Limoeiro, e nenhuma apresentou efeito adverso. “Enfatizo que todos os imunizantes disponíveis no momento no Brasil são seguros. A da Pfizer já foi testada em gestante, então, ela tem uma garantia maior para esse público. Por isso, que nesse momento, ela está sendo disponibilizada para as gestantes e puérperas”, finalizou.