Buscando unir melhoria, durabilidade e economia, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a substituição de antigas luminárias a vapor de sódio e de mercúrio, modelos ultrapassados baseados na indústria química e com considerável potencial poluente, por luminárias com tecnologia LED, material que acompanha o avanço da indústria eletrônica. O trevo de acesso ao município (PE-90) com nove torres foi o primeiro local a receber a moderna iluminação.

A ação também contribui para tornar Limoeiro um município ainda mais atento às questões que envolvem o cuidado com o meio ambiente e a prática da sustentabilidade. De acordo com a pasta da Infraestrutura, a substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED oferece diversas vantagens: além de realçar a entrada da cidade, as luminárias possuem cinco anos de garantia e proporcionarão uma redução de 46% no consumo de energia apenas no trecho substituído. Neste primeiro momento, os investimentos são através de recursos próprios.

“Agora a entrada de Limoeiro fica bem visível e não tem como se enganar. Uma obra simples, mas importante. Vamos fazer isso na cidade toda”, afirmou o prefeito Orlando Jorge enquanto acompanha o trabalho dos técnicos. Ele adiantou que há um projeto sendo concluído junto ao Ministério da Integração Regional para instalação de luminárias de LED nos diversos espaços públicos e bairros da cidade dentro do Programa Cidade Inteligente. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Ricardo Teobaldo.

Orlando também lembrou que a gestão municipal aderiu Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes, denominado PROCEL RELUZ. Ele explicou que o projeto é mais complexo, contudo segue em andamento. O RELUZ tem por objetivo promover o desenvolvimento de sistemas eficientes de iluminação bem como a valorização dos espaços públicos urbanos, melhorando a segurança da população.