18 de abril marca o Dia Nacional do Livro Infantil. O contato com a leitura desde a infância proporciona inúmeros benefícios para formação educacional e cidadã das crianças, o que também garante a formação de um leitor e escritor para o futuro. Além disso, vale ressaltar que a leitura ajuda no rendimento escolar, no enriquecimento do vocabulário e na interpretação do cotidiano. Para os pedagogos, a prática da leitura deve ser uma constante na vida do estudante. Para isso, o incentivo na escola e no lar faz a diferença.

De acordo com os especialistas do Portal Educa Mais Brasil, compreender a importância dos livros e da leitura na educação infantil é uma atitude necessária não somente para educadores e instituições de ensino, os responsáveis também devem estar cientes dos benefícios conquistados com a prática da leitura. Para as crianças, aprender a ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. Por isso é fundamental que a escola, em conjunto com a família, incentive o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares.

No município de Limoeiro, a Escola Municipal Santa Lúcia, localizada na Comunidade Campinas de Duas Pedras, traz um exemplo que encanta a comunidade escolar. Intitulado de Conto e Encanto, o projeto usa o teatro, contos infantis, tecnologia e criatividade como instrumentos de ensino e incentivo à leitura. Por causa da pandemia, as atividades seguem remotas, mas nada que impeça a criançada de aprender e produzir em casa. Através de chamadas de vídeo, plataformas digitais, blocos de atividades, ligações e visitas pontuais, a educação municipal mostra qualidade e dinamismo.

Como resultado do trabalho, os alunos enviam as suas produções para as professoras em formato virtual ou impresso. “Buscamos nos reinventar a cada dia diante da pandemia. Estamos utilizando todas as metodologias disponíveis para garantir a aprendizagem dos nossos alunos. A integração entre família e escola tem sido fundamental e o empenho das professoras e equipe gestora tem sido muito importante. Estamos colhendo bons frutos e os pais tem dado um retorno positivo. Isso motiva ainda mais”, comemora a gestora Natalia Almeida.

Comemoração – Data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, 18 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. Lobato é tido como o “pai” da Literatura Infantil Brasileira. Nesta data, as escolas, os professores e os alunos aproveitam para prestar homenagens ao escritor, que marca gerações com textos voltados ao público infantil. Entre eles, se destaca o Picapau Amarelo, adaptado para televisão e muito conhecido pelos leitores brasileiros.

A adaptação não ficou apenas na TV. Nos teatro, o Picapau Amarelo e seus personagens históricos continuam encantando. Quem não conhece Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e Dona Benta? Eles conseguem misturar o real com o mundo da fantasia, explorando fatos históricos e o folclore. Na Escola Municipal Santa Lúcia, por exemplo, o Sítio também foi remontado com parte das professoras assumindo os personagens e outra trabalhando na produção e gravação. O vídeo está sendo compartilhado e fazendo sucesso entre pais e alunos.

Boas práticas na cidade e no campo

As escolas da rede municipal estão se reinventando nesse tempo de pandemia. O desafio das novas formas de ensinar e aprender está sendo encarado pelos professores da rede municipal de ensino. Com criatividade e competência, os profissionais têm se adequado à proposta do ensino híbrido, e desenvolvido atividades lúdicas e pedagógicas que motivem as crianças a seguirem a caminhada estudantil, mesmo que de forma remota. Exemplo disso acontece na Escola Municipal Professor Antônio de Souza Vilaça, instalada no Centro Social Urbano.

A unidade de ensino também se organizou para vivenciar o Dia do Índio, comemorado neste 19 de abril, valorizando a cultura do povo que marca as origens do município. “É assim que a prefeitura vai construindo uma educação de qualidade. Estamos juntos aos nossos professores, incentivando e oferecendo condições para que seja entregue aos estudantes uma educação de qualidade”, destaca a equipe gestora da Secretaria de Educação.