Com o objetivo de seguir ampliando a oferta de serviços na área da saúde, a Prefeitura de Limoeiro firmou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para adesão ao programa de Telecardio. A novidade possibilitará qualificar a Atenção Básica, a considerada “porta de entrada preferencial” do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a telecardiologia ofertará inúmeros benefícios à população, pois garantirá o acesso ao exame de eletrocardiograma e ao laudo de forma mais rápida.

“O projeto reduz os encaminhamentos para hospitais de referência que atendem casos de alta complexidade e diminui significativamente os custos com a realização de exames cardiológicos no Sistema Único de Saúde”, detalhou a secretária da pasta, Paloma Sonally. O projeto piloto está sendo implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nelson de Aquino, no Bairro João Ernesto. “A unidade foi preparada com uma sala específica e profissional treinado para a execução do procedimento”, completou a secretária.

Mesmo estando disponível na UBS do Bairro João Ernesto, o serviço contemplará os usuários vinculados às outras Unidades Básicas de Saúde. “Todos os limoeirenses que necessitarem terão acesso ao eletro nesse ponto de atendimento. Reunimos esforços e firmamos parcerias para melhorarmos diariamente o atendimento. Como militante do SUS, sei a importância desses serviços na vida das pessoas. Estamos trabalhando na recuperação, reestruturação e ampliação dos equipamentos e serviços da saúde municipal”, destacou o prefeito Orlando Jorge.

Para o bom funcionamento, foi pactuada uma agenda, com dias específicos (segundas, quartas e sextas), para a disponibilização do exame entre todas as UBS. “A fim de garantirmos a coordenação do cuidado dos usuários em nossa rede de assistência, salientamos que a porta de entrada para acesso e solicitação do exame deve ser a UBS de referência, cujo médico da unidade, após avaliação clínica e de acordo com a necessidade, irá encaminhar o usuário para a UBS Nelson de Aquino”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Emmanuela Kethully.

Saiba Mais – De acordo com o portal Conexão Saúde, a Telecardiologia é um ramo da telemedicina especializada nos cuidados com as doenças do sistema cardiovascular. São utilizados eletrocardiógrafos digitais que armazenam as informações necessárias e em seguida, são transmitidas por meio do telefone ou internet para um cardiologista geograficamente distante. Tudo monitorado por profissional capacitado. Dessa forma, o especialista avalia os dados e as informações pessoais de cada paciente (idade, sintomas e antecedentes de saúde).

Depois, é respondido com um laudo apresentando o diagnóstico praticamente em tempo real. E quais os benefícios dessa prática? Essa prática evita os deslocamentos de pacientes para outros locais, redução dos gastos com viagens, melhorar a qualidade da assistência, fortalece medidas de prevenção, permite discussão entre clínicos diversos e, consequentemente, reduz as complicações e até a morte. Com o diagnóstico precoce e sugestão para ação ou tratamento ideal, o quadro clínico no paciente é rapidamente estabilizado.