Dentro da pauta de reestruturação do município de Limoeiro, o prefeito Orlando Jorge, acompanhado do deputado federal Ricardo Teobaldo, participou de reunião nesta terça-feira (6) na sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), no Recife. O órgão federal foi representado pelo superintendente Evaldo Cruz Neto. Orlando busca retomar a posição de Limoeiro como integrante da Região do Semiárido Nordestino, reconhecimento perdido há pouco mais de quatro anos.

De acordo com o gestor municipal, essa situação fez com que o município perdesse a condição de receber incentivos fiscais, projetos estruturadores do agronegócio e uma série de ações e investimentos feitos pelo Banco do Nordeste e pela SUDENE, inclusive captação de indústrias subsidiadas pela Superintendência. “Com essa medida, vamos facilitar para que as indústrias possam se instalar em Limoeiro com incentivos fiscais do Governo Federal”, destacou o prefeito.

Segundo Orlando, a iniciativa não ficará restrita à SUDENE, pois o objetivo é também buscar incentivos do Governo do Estado, além da própria prefeitura que estará trabalhando para atrair esses investimentos. “Paralelo a tudo isso tem outro motivo importante: desde 2016 que Limoeiro perdeu a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro. Queremos retomar essa ação, contemplando mais de 50 comunidades da zona rural”, reforçou o chefe do executivo.

Atualmente, a prefeitura dispõe de dois carros-pipa. Caso a operação seja retomada, eles ficarão à disposição das escolas municipais, das unidades de saúde e dos prédios públicos. “Essa nossa audiência com o superintendente da SUDENE é para, de uma vez por todas, melhorar a vida do nosso povo, sobretudo, dos companheiros da zona rural que precisam de implementos. Assim que a SUDENE resolver, vamos atrás dos 15 carros-pipa que abasteciam Limoeiro até o ano de 2016”, pontuou Orlando.

Como representante do município na Câmara dos Deputados, Ricardo Teobaldo enfatizou a importância do encontro na busca pelo reconhecimento de Limoeiro como território do Semiárido Nordestino. “Uma ação que vai beneficiar o município em diversas áreas. Orlando fez um trabalho mostrando que Limoeiro se enquadra nessa região. E aqui viemos fazer com que a SUDENE possa conceder um parecer favorável da inclusão de Limoeiro no Semiárido”, disse Teobaldo em tom otimista.