Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Limoeiro e a Polícia Militar de Pernambuco, aproximadamente 500 estudantes da Escola Municipal Salomão Ginsburg foram certificados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD). No município do Agreste pernambucano, as ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes e pela 6ª Companhia Independente da Polícia Militar. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na tarde dessa sexta-feira (17), na sede do Colombo Sport Club, na Praça da Bandeira, no Centro.

“Através do PROERD, os alunos conseguem se sobressair de diversas situações, como oferta de drogas e pressão de colegas. É um programa extremamente importante e está em mais de sessenta países. No Brasil, já foi desenvolvido em todos os Estados. Em Pernambuco, em quase todas as cidades”, destaca o monitor e coordenador do programa em Limoeiro, Subtenente PM Justino. A duração do curso é de aproximadamente três meses, porém, por conta da pandemia do novo coronavírus, algumas adaptações foram necessárias para o retorno seguro.

De acordo com o instrutor, o PROERD é uma adaptação brasileira do programa norte-americano. As aulas ministradas seguem um padrão internacional, contemplando escolas, pais e alunos. O programa é direcionado à proteção do público infanto-juvenil. Justino reforça que o comando da CIPM tem uma visão de policiamento preventivo. As escolas Salomão Ginsburg e José Teobaldo, ambas integrantes da Rede Municipal de Limoeiro, foram as primeiras de Pernambuco na retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Para o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, o PROERD é uma ferramenta de prevenção e proteção. “Abraço esse programa. Ele visa formar crianças e jovens para que, ao longo da sua fase infantil e durante sua adolescência e juventude, possam imaginar, entender e compreender o perigo que as drogas causam ao ser humano. Ao mesmo tempo, eles passam a ser verdadeiros agentes de combate às drogas e disseminam uma cultura de paz, resistindo e combatendo a violência”, ressaltou o secretário, que também enalteceu a parceria.

O PROERD é um trabalho feito entre polícia, escola, alunos e pais. Os “proerdianos” recebem um material planejado e cientificamente comprovado pela coordenação dos Estados Unidos. “Passamos algumas técnicas para os alunos se sobressaírem de situações (de risco), como pressão de grupo, pressão de amigos, drogas e violência na escola. O interessante é um modelo de tomada de decisão que repassamos para que eles digam não (ao ilícito) e o porquê”, explica Justino. Ao lado do oficial, o sargento PM Adelaide também atua com instrutora.

Representando a 6ª CIPM, o Major PM Guibson destacou a importância da parceria entre Estado e Município no combate às drogas. Ele espera que o projeto seja duradouro na região. “Foi de grande valia. Esse projeto teve o pontapé inicial na sexta CIPM, e várias crianças receberam instruções para se livrar das drogas, saber se proteger e repassar todo esse conhecimento para outras pessoas”, comentou. “Esperamos que esse projeto perdure na região e outras escolas sejam abraçadas na manutenção da parceria com o município”, completou.