Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Prefeitura de Limoeiro deu início, nesta quarta-feira (5), às ações alusivas à Campanha Maio Amarelo na Terra Amada. O cronograma está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. O primeiro dia da programação contou com abordagem sobre educação no trânsito com os pacientes da Policlínica Inacinha Duarte, além do lançamento do Projeto Travessia Segura, uma ação que visa garantir que os alunos atravessem a rua na saída da escola com total segurança.

Antes da travessia, as crianças balançam uma bandeirinha de cor vermelha para chamar a atenção dos condutores de veículos. Na sequência, com o apoio dos agentes de trânsito, elas passam de um lado para o outro da rua. A iniciativa educativa foi elogiada e respeitada pelos motoristas e motociclistas. Esse tipo de travessia existe no Havaí e é feita pelos turistas quando atravessam a rua para ir à praia. A ação ocorreu em pontos diferentes da cidade, a exemplo da Rua Vigário Joaquim Pinto e da Avenida Severino Pinheiro.

A abertura oficial ocorreu no fim da tarde desta quarta com uma live de apresentação da Campanha Maio Amarelo, que contou com as participações do prefeito Orlando Jorge, do secretário de Defesa Social e Trânsito, Coronel Cleidson Canel, do secretário de Educação e Esportes, Fernando Melo, e da coordenadora municipal de Educação no Trânsito, Alannize Fonseca. O cerimonial foi conduzido pelo Palhaço Xililique. A mesa debateu sobre a necessidade da colaboração de todos no trânsito, ressaltando a importância do respeito e da conscientização.

“Quando você sai da direção ou desce da moto passa a ser o pedestre. Então, gente, essa campanha tem um simbolismo importante e traz um sentimento sublime da cidadania. É entender a sua responsabilidade e saber o papel de cada um no trânsito. É importante ter organização e disciplina. É importante que a cidade sinta que a gente precisa fazer com que as pessoas possam vir a Limoeiro e ver uma cidade ordeira. Essa é a primeira de uma gama de campanhas socioeducativas e, sobretudo, de conscientização”, ressaltou Orlando.

Dentro da programação, também será realizado um concurso de redação e produção de vídeo para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II com premiação. Na produção do material, os estudantes abordarão a importância de um trânsito seguro para sociedade. Durante o mês de maio, as secretarias municipais farão um trabalho integrado de educação preventiva dentro e fora das escolas, além do fomento de projetos desenvolvidos para melhoria do trânsito da cidade.

“Vamos trabalhar para uma maior conscientização da população. Gostaria de conclamar a todos os munícipes para a importância de termos a responsabilidade e a segurança, porque não só salva vidas, mas como protege muitas vidas”, destacou Canel. “As campanhas têm o papel de dar maior visibilidade a temas que precisam ser trabalhados o tempo todo. A omissão pode significar mais adiante muita gente fazendo do seu carro uma arma. Então, se a gente se omite num momento desses, a gente mesmo pode ser vítima”, reforçou Fernando.