Foto: WIlker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na manhã desta quarta-feira (3), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Ambiental, iniciou uma inspeção nos cemitérios do município com o objetivo de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Febre Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus. A eliminação dos focos do mosquito acontece após o feriado de Finados.

“Com as visitas aos túmulos no Dia de Finados, a tendência é que as pessoas levem objetos que possam acumular água”, explicou o gerente da Vigilância Ambiental de Limoeiro, Jeanderson Freitas.

Por sua vez, o coordenador Eraldo José detalhou a logística adotada pela Vigilância. “Iniciamos esse trabalho no São João Batista por se tratar do cemitério do município com a maior circulação de pessoas. Na sequência, iremos à Vila Urucuba e à Vila Mendes, onde os cemitérios atendem públicos menores e, consequentemente, a quantidade de água é menor, em comparação ao São João Batista”, concluiu.

O combate às arboviroses por parte da Secretaria de Saúde é a continuidade de uma série de medidas adotadas pela gestão municipal para os cemitérios da Princesa do Capibaribe: São João Batista (zona urbana), Vila Urucuba (zona rural) e Vila Mendes (zona rural). Antes do Dia de Finados, as Secretarias de Administração e Tecnologia e de Infraestrutura e Serviços Públicos intensificaram os trabalhos de manutenção, limpeza, pintura e iluminação nas três localidades. “Tomamos essas iniciativas para manter o clima sereno e sóbrio que o momento e o local exigem e, também, para tornar o ambiente mais agradável aos visitantes”, afirmou o secretário de Administração e Tecnologia, Saulo Melo.