Há um ano, em 19 de janeiro de 2021, o município de Limoeiro iniciava a vacinação contra a Covid-19, em um evento simbólico com profissionais de Saúde no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). Diante da maior crise sanitária dos últimos 100 anos, chegavam as doses de esperança.

De lá para cá, a “Princesa do Capibaribe” se tornou referência em todo o Estado de Pernambuco na cobertura vacinal contra o novo coronavírus e suas variantes. Hoje, 19 de janeiro de 2022, o município tem mais de 90% de imunizados com as duas doses e mais de 30% com as doses de reforço garantidas.

A primeira pessoa vacinada contra o novo coronavírus na cidade do Agreste Setentrional de Pernambuco foi a Agente Comunitária de Saúde Josefa Menezes, que atua na Unidade Básica de Saúde do bairro do Ponto Certo. “Foi um sentimento de emoção, de alegria e de agradecimento a Deus por ser a primeira pessoa limoeirense a ter sido contemplada para tomar a vacina”, declara Josefa.

A trabalhadora da Saúde aproveita o momento para endereçar um recado aos conterrâneos. “Todo mundo se conscientize que é muito importante a vacina. Quando chegar a sua vez, vá se vacinar. E os pais têm que levar as crianças para tomarem a vacina”, conclui.

Atualmente, o Plano de Imunização contempla a faixa etária de 5 a 11 anos. Estão sendo vacinadas as crianças de 5 a 10 anos, com comorbidades, e as crianças de 11 anos, com e sem comorbidades.

Em vídeo divulgado no YouTube, no Instagram e no Facebook, a gestão municipal deixou para a população a certeza da credibilidade das autoridades científicas e uma mensagem de esperança por dias melhores: “Acreditamos na Ciência, defendemos o Sistema Único de Saúde e iremos vencer a pandemia. Mãos higienizadas, vacina no braço e máscara no rosto salvam vidas”.