Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O Redentor foi mais um bairro do município de Limoeiro contemplado pelo mutirão de castrações de cães e gatos. Implantado pela Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, o Castramóvel tem visitado comunidades urbanas e rurais para oferta do procedimento gratuito. De acordo com a agenda do Centro de Controle de Zoonoses, núcleo responsável pela coordenação do serviço, em todo último dia útil da semana, exceto se a data em questão for um feriado, a equipe veterinária aporta numa localidade.

No Bairro do Redentor, assim como sempre ocorre nas comunidades contempladas, o Castramóvel foi instalado nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) e contou com o apoio da equipe do Programa Saúde da Família. Dona Célia, moradora da localidade, levou a gata de estimação para ser castrada e aprovou o serviço. “É uma maravilha. Todo mundo que bem pensasse traria seus cães e gatos para castrar. Fiz o cadastro, aproveitei e trouxe minha gatinha”, comentou.

A castração de animais faz parte do plano de controle das zoonoses e da população animal monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde. “A partir do momento que castramos um maior número de cães e gatos, estamos otimizando o controle dessa população animal, evitando a procriação deles e, consequentemente, a proliferação de algumas doenças que são transmitidas por esses animais”, explicou a secretária da pasta, Paloma Sonally.

Ela também ressaltou que a circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada, na atual gestão, entre as prefeituras de Limoeiro e Paudalho. Com isso, o veículo e a equipe veterinária estão à disposição para se deslocar às comunidades. Na próxima sexta-feira (22), o Castramóvel estará realizando atendimentos na UBS da Rua da Alegria. Já no dia 29 de julho será na UBS do Bairro Santo Antônio. Os atendimentos começam sempre às 13h.

Como utilizar o serviço?

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O primeiro passo é se dirigir à Unidade Básica de Saúde para que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) faça o cadastro, ou ao Centro de Zoonoses, que funciona na Vigilância Ambiental, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Depois, é só aguardar a ligação da convocação do animal. Preferencialmente, os critérios são que o bicho não tenha raça definida; tenha entre seis meses e cinco anos; que o peso seja até 18 quilos; e que o dono receba algum benefício social.