Foto: Vigilância Ambiental/Secretaria Municipal de Saúde

Como parte do plano de combate à Doença de Chagas, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando visitas técnicas e pesquisas nas residências da Zona Rural do nosso município. O trabalho é coordenado pela Vigilância Ambiental e executado pelos Agentes de Combate às Endemias.

Propagada pelas fezes do inseto triatomíneo, popularmente conhecido como “barbeiro”, a Doença de Chagas se manifesta através do protozoário Trypanosoma cruzi. Os sintomas variam entre febre, mal estar, falta de apetite, inchaço próximo às pálpebras e distúrbios cardíacos.

“Os barbeiros podem ser encontrados em locais como frestas de casas de taipa, baús, galinheiros, chiqueiros, currais e ninhos de pássaros”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental de Limoeiro, Eraldo José.

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais formas de prevenção contra a Doença de Chagas são: usar telas em portas e janelas; evitar acúmulo de entulhos nos arredores e no interior da casa; tampar rachaduras e frestas; rebocar as paredes da casa e/ou pintá-las com cal; limpar periodicamente a casa e seus arredores; construir depósitos, galinheiros e chiqueiros afastados da casa e mantê-los limpos.