O prazo de coleta do Censo Demográfico 2022 foi prorrogado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o início de dezembro. Antes, as entrevistas seriam finalizadas em 31 de outubro. De acordo com o IBGE, a falta de recenseadores e a falta de resposta nos domicílios contribuíram para essa decisão de ampliar o prazo. Mesmo com a ampliação do prazo, o instituto prevê que os dados oficiais sejam divulgados ainda este ano.

Dados apresentados nesta semana pelo diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, mostram que, aproximadamente, apenas metade da população brasileira estimada foi recenseada desde primeiro de agosto. Em vídeo institucional veiculado na imprensa e nas redes sociais, Cimar pediu ajuda aos prefeitos do país para garantir o sucesso das operações do Censo Demográfico, que ocorre depois de mais de dez anos.

Prefeitura de Limoeiro na parceria com o IBGE

Empenhada na colaboração com o Censo 2022, a Prefeitura de Limoeiro, desde o início dos trabalhos, tem atuado diretamente no apoio logístico e na articulação de estratégias que ampliem a coleta dos dados. Sob a coordenação do prefeito Orlando Jorge, o Grupo de Trabalho tem reafirmado o compromisso da gestão em garantir reforço na logística para que todas as comunidades, principalmente na área rural, sejam visitadas.

“Estamos preocupados e prestando atenção. Trabalhei oito anos como secretário de Saúde de Limoeiro, nunca concordei e sempre desconfiei dos números que se apresentavam com o resultado do Censo 2010. Limoeiro tinha uma população de 56 mil habitantes, quando temos mais de 64 mil pessoas cadastradas no Programa Saúde da Família. Sempre fui um questionador”, disse Orlando em uma das reuniões da equipe.

Para que os números não sejam diferentes da realidade, o que poderá prejudicar o município em várias situações, tais como nas execuções de políticas públicas, o prefeito encabeçou essa força-tarefa de conscientização da sociedade sobre a importância e a necessidade de prestar informações verdadeiras. Orlando lamentou que a coleta de dados ocorra no meio de uma campanha política: “As pessoas acabam confundindo IBGE com pesquisa política, infelizmente”.

Outro fator que tem atrapalhado a execução da pesquisa é a insegurança. Muitas famílias desconfiam e temem abrir a porta para receber o recenseador, mesmo que ele esteja identificado com fardamento e crachá. Para minimizar esses danos, o gestor municipal fez uma convocação de público dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) para colaborarem no acompanhamento aos recenseadores, em virtude da confiança que eles detêm das famílias.