Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro ganhou um projeto de incentivo à arte-educação e à parceria entre as comunidades escolares e as famílias. Trata-se do Programa Educação e Família, fruto de parceria entre a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, e o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica. Os recursos são obtidos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O lançamento aconteceu na quinta-feira (4), no Centro de Criação Galpão das Artes, em uma manhã repleta de aprendizados e de encantos, com apresentações culturais e explicações sobre a ação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, quatro unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino estão sendo contempladas pela iniciativa: Escola Otaviano Basílio, Escola João Heráclio Duarte, Escola Castelo Branco e Escola Cônego Deusdedith, sendo as duas primeiras da Zona Urbana e as duas últimas da Zona Rural de Limoeiro. Neste primeiro momento, a ação contemplada será um circuito cultural em formato lúdico, artístico e multidisciplinar. Posteriormente, haverá outras ações, tais como palestras, visitas guiadas, gincanas esportivas, oficinas de produção de brinquedos e rodas de conversa.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a participação das famílias na construção de projetos pedagógicos e no desenvolvimento de atividades escolares, destacou o diretor executivo de Planejamento, Articulação e Coordenação da Educação Municipal, Sivaldo Venerando. “Família e Educação sempre devem andar juntas. É muito significativa a construção de um projeto de vida dos educandos, promovendo ações que os levem ao pleno e efetivo exercício da cidadania, como sujeitos de mudanças na comunidade. Essa é a nossa meta que construiremos juntos”, afirmou.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Diretor executivo de Cultura de Limoeiro e gestor do Centro de Criação Galpão das Artes, o arte-educador Fábio André vê com bastante entusiasmo a chegada do Programa Educação e Família à “Princesa do Capibaribe”. “Somos empoderados em termos de Educação. Por isso, precisamos zelar pelo patrimônio educação, porque sem educação não chegamos ao artista e ao cientista”, pontuou.

Saiba mais sobre o Programa Educação e Família

Lançado pelo MEC na Portaria nº 571, que foi publicada no Diário Oficial da União de 2 de agosto de 2021, o Programa Educação e Família tem o objetivo de “fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro”. A iniciativa é voltada às escolas públicas da Educação Básica.

As diretrizes do projeto também incluem o apoio à elaboração de materiais pedagógicos que valorizem e versem sobre a integração família-escola, o fomento a ações de fortalecimento do conselho escolar e de qualificação à atuação dos conselheiros, e a ampliação do acesso às informações educacionais e financeiras das escolas públicas.