O município de Limoeiro continua avançando no Plano de Imunização contra a Covid-19. Na manhã desta segunda-feira (17), a Prefeitura da “Princesa do Capibaribe”, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade. Fabricados pela farmacêutica Pfizer/BioNTech, os imunizantes estão sendo aplicados na Sala de Vacinação, na sede da pasta. A 1ª etapa da vacinação infantil contempla crianças com doenças neurológicas crônicas, crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e crianças com Síndrome de Down.

Além de receber as vacinas, as crianças têm diversão garantida com a equipe da AllyArt Animações. Os animadores incentivam os meninos e as meninas a se vacinarem e festejam cada vacina aplicada na Secretaria de Saúde. Quem se vacina recebe um lindo Certificado de Coragem, onde está escrita a seguinte mensagem: “Certificamos que (nome da criança) enfrentou com muita coragem a temida agulha e venceu a batalha sem derramar uma lágrima sequer. Parabéns!”.

É necessário realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Limoeiro. antes de vacinar os pequenos. O passo-a-passo é simples: após acessar a página inicial, basta se dirigir à aba “Covid-19” e, na sequência, clicar em “Pré-Cadastro”. No dia da vacinação, os pais ou responsáveis deverão acompanhar as crianças e portar os seguintes documentos: laudo médico da criança, CPF da criança e comprovante de residência em nome dos pais ou responsáveis. Caso a criança não tenha CPF, basta levar certidão de nascimento, cartão do SUS e RG dos pais ou responsáveis.

A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, explica que a divisão de etapas para a vacinação infantil se deve à logística do envio dos imunizantes e segue as recomendações do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação. Posteriormente, as demais crianças serão convocadas. “Estabelecemos um grupo prioritário em decorrência do quantitativo de vacinas que nós recebemos. Aos poucos, ampliaremos a vacinação para as demais crianças da faixa etária de 5 a 11 anos”, afirma.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Comprovadamente seguro e eficaz no combate à pandemia, o imunizante ajudará as crianças a terem um retorno mais seguro às atividades presenciais nas escolas neste ano letivo, reforça a secretária. “A vacina tem demonstrado eficácia de 90%. Não se trata de uma vacina experimental. Ela foi aprovada pelos principais órgãos regulamentadoras internacionais e, em nosso país, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Várias sociedades médicas também recomendam a vacina por saberem que ela é estratégica para o combate ao coronavírus e para proteger as nossas crianças”, pontua Paloma Sonally.

Por sua vez, o prefeito Orlando Jorge ressalta que Limoeiro tem excelente índice de vacinação contra a Covid-19. “No final do ano passado, fomos premiados pela 2ª Gerência Regional de Saúde como o segundo melhor município no Plano Nacional de Imunização. Esse excelente desempenho é fruto de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a população”, comemora.

Depois de se vacinar, é necessário continuar obedecendo aos protocolos sanitários, através do uso da máscara, da higienização frequente das mãos e da prática do distanciamento social, complementa o gestor. “Temos que lembrar que, paralelamente à pandemia de coronavírus, temos uma epidemia de Influenza H3N2, e essas duas doenças têm sintomas parecidos. Então, é necessário reforçar os cuidados, para nos protegermos e protegermos as pessoas que convivem conosco”, sublinha Orlando Jorge.