Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O município de Limoeiro superou a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde para vacinação do público-alvo (crianças de um a menores de cinco anos) da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Para que a cobertura vacinal fosse exitosa, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma força-tarefa sob a coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI), a qual contou com a parceria das Unidades Básicas de Saúde, das escolas, das creches, dos hoteizinhos, dos multiprofissionais e dos pais das crianças.

O resultado de Limoeiro supera amplamente o cenário alcançado pelo Estado. De acordo com dados recebidos pelo PNI, Pernambuco ainda se encontra com 57,32% do público-alvo vacinado contra a poliomielite, enquanto o Nordeste chegou a 49,48%. “Apesar do cenário ameaçador para o retorno dessa doença, Limoeiro conseguiu uma cobertura exitosa contra a poliomielite. Agradeço, em especial, aos pais que abriram suas portas e nos permitiram vacinar suas crianças de um ano a menores de cinco anos”, destacou a coordenadora do PNI Limoeiro, Paula Karine.

Mas, apesar da meta alcançada no município, os pais que ainda não levaram os filhos para a imunização devem ficar atentos. Inclusive, a campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro de 2022. “Prossigo convidando aquelas crianças de um aninho a menores de cinco anos que ainda não compareceram às Unidades de Saúde a comparecerem e atualizarem seus cartões vacinais. Estendo o convite aos adolescentes menores de quinze anos, ou seja, que também compareçam para estar atualizando seus cartões vacinais”, reforçou Paula.

A coordenadora também alertou para a ausência das pessoas nas salas de vacinação, algo que vem ocorrendo em todo o território nacional e tem gerado o risco do retorno de doenças antes erradicadas. “Vacinas salvam vidas. E, talvez pela falta da valorização devida ou até mesmo pelo descrédito, doenças imunopreveníveis podem retornar ao nosso convívio por conta da falta da vacinação de seus públicos-alvos. Como sempre digo, vacinas salvam vidas. Por isso, crianças e adolescentes, atualizem seus cartões”, ressaltou a coordenadora do PNI Limoeiro.

Fique atento

A ampliação do prazo da campanha tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, 35% das crianças na faixa etária de um a menores de cinco anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização. A meta é alcançar cobertura igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite neste público, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para a Campanha contra a Poliomielite, o grupo-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos, sendo que as menores de um ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. O PNI alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

Para a Campanha de Multivacinação, as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).