Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Neste 18 de Maio, o país celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A mobilização visa integrar a população no compromisso de proteger o público infanto-juvenil desses tipos de crime. No município de Limoeiro, uma das atividades teve a Praça da Bandeira, no Centro, como palco, reunindo educadores, profissionais da rede de proteção, estudantes, animadores e profissionais da segurança pública.

A Prefeitura de Limoeiro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, buscou abordar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que passavam pelo local sobre a importância da data e da participação popular, principalmente, denunciando os casos de exploração e abuso de crianças e adolescentes. Os apitos dos alunos da rede municipal soaram como “sinal de alerta” para os crescentes números de violência infantil.

A movimentação fez parte da campanha de divulgação sobre os diversos tipos de exploração dirigida pela SDSC. O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Obra Social Santa Isabel (OSSI), do Conselho Tutelar, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). São equipamentos que integram a rede de apoio e proteção.

Foto: Luiz Pereira Neto/Prefeitura de Limoeiro

Na ação, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávia Melo, alertou para os vários tipos de crimes praticados contra as crianças e os adolescentes. Segundo ela, o cenário apresentou piora nos últimos anos. Durante os dois anos de pandemia, o que exigiu o isolamento social, ou seja, a permanência por mais tempo delas em casa, as violações aumentaram consideravelmente. Várias delas envolvem familiares como suspeitos, por conta do convívio mais intenso.

“Existe a exploração sexual, que é a utilização de crianças e adolescentes com a intenção de trocar por alguma coisa ou obter lucro; existe a pornografia infantil, que é uso para atividades sexuais filmadas e divulgadas; pedofilia, que é um transtorno de sexualidade, onde a pessoa tem fantasia e utiliza as crianças para isso; e ainda o abuso sexual, que é a utilização do corpo da criança ou do adolescente para prática de qualquer atitude de caráter sexual”, alertou Flávia Melo.

Na Praça da Bandeira, materiais de cunho informativo foram distribuídos para a população. Também houve apresentação dos alunos da OSSI e da Escola Municipal Professor Antônio de Souza Vilaça. “Eles apresentaram uma paródia, onde a letra retrata exatamente o que a criança não deve omitir”, destacou a secretária. Um material didático com todos os números telefônicos da rede de assistência também foi distribuído para auxiliar nas denúncias, que são mantidas em sigilo.

Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro

Na presidência do CMDCA, o professor Ricardo Rodrigues enfatizou a importância da celebração do dia 18 de maio. Para o educador, o envolvimento da sociedade é fundamental para a redução de casos de violência. “Essa data é importante para a gente incentivar e discutir sobre a questão do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Hoje é mais um desses momentos para mostrar à sociedade que situações como essa não podem ser silenciadas”, comentou Ricardo.

Você Sabia?

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes– 18 de Maio foi instituído em 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00. A seleção da data faz referência ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos de idade que, depois de drogada, foi estuprada e morta por jovens de classe média alta. O fato ocorreu no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, capital do Espírito Santo (ES). Esse crime, apesar da natureza hedionda, até hoje permanece impune. Desde o ano 2000, a data ganhou maior repercussão no Brasil.

Para denunciar, Disque 100 ou ligue para os números abaixo:

SDSC (sede): 9.7330-6888

CREAS: 9.7331-4978

CRAS (Alto de São Sebastião): 9.7331-4435

CRAS 2 (Frei Estêvão): 9.7331-6934

Conselho Tutelar: 9.7330-7289

CCI (Centro de Convivência de Idosos): 9.7330-6839

Secretaria Executiva da Mulher: 9.7331-6310

CadÚnico: 9.7330-7051

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro