Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Vacinas protegem e salvam vidas. Diante desta afirmativa, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesse sábado (20), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta Vacinal. Na campanha contra a Poliomielite, crianças de um ano a menores de cinco anos são contempladas com as famosas “gotinhas protetoras”, enquanto adolescentes menores de 15 anos com alguma vacina em atraso são os convocados para a atualização da caderneta vacinal.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI), Paula Karine, a atualização da caderneta vacinal evita que doenças imunopreveníveis voltem à tona novamente. A aplicação das vacinas ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Limoeiro. “É importante que os pais levem seus filhos e os protejam da Poliomielite, a famosa doença que deixa as crianças deficientes. Talvez muitos não acreditem porque não passaram por esta época. A Polio deixou muitas sequelas. Essa é a preocupação atual”, alertou a coordenadora.

Durante o dia especial de vacinação, Karine também ressaltou a importância da parceria firmada com as escolas, creches e hoteizinhos do município: “Todos vêm nos acolhendo e, com isso, colaborando para um belíssimo trabalho e uma boa quantidade de crianças vacinadas”. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para as campanhas é de 95%. Atualmente, em Limoeiro, 1.600 crianças e adolescentes precisam completar o cartão de vacina. Já imunizadas são mais de 1 mil, conforme registros do PNI na plataforma do Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally, acompanhou o trabalho nas UBS e afirmou que “os pais estão sendo sensibilizados para a importância da vacinação”. Ela explicou que os imunizantes são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cabendo à população aproveitar. “Existe um sério risco de reintrodução dessa doença gravíssima, que pode ocasionar lesões permanentes nas crianças. É uma doença que foi erradicada há mais de 40 anos graças à vacina”, relembrou Paloma.

A campanha de multivacinação ocorre simultaneamente à imunização contra a Poliomielite. “Chama-se multivacinação porqus é a atualização de todas as vacinas existentes no SUS. Tem a tríplice viral, que é contra rubéola, caxumba e hepatite B, tem contra a Poliomielite, contra Meningite, contra Pneumonia e tem vacina contra Covid para crianças e adultos”, detalhou a secretária. A campanha segue até o dia 9 de setembro. Quem não esteve no Dia “D” pode levar a criança ou o adolescente à UBS mais próxima da casa onde mora.

Paloma também enfatizou que, como a campanha tem um mês de duração, os pais que não têm condições de levar os filhos aos postos de vacinação podem mandar um responsável maior acompanhá-los com a autorização dele. “Não levando, o filho estará desprotegido e suscetível a adquirir alguma doença. É muito importante que todas as nossas crianças e adolescentes estejam com o cartão de vacina em dia”, pontuou Sonally.