Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Diante da afirmativa de que uma boca saudável possibilita bem-estar e reflete na saúde de todo o organismo, além de garantir melhoria na autoestima e no funcionamento da fala, da mastigação e da respiração, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem oferecido amplo atendimento odontológico nos equipamentos de saúde pública instalados na cidade e nas comunidades rurais. São dezenas de profissionais integrados para garantir solução para as demandas.

De acordo com dados da Secretaria, o Município disponibiliza atualmente 22 dentistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 14 dentistas especialistas no Centro de Especialidades Odontológicas Irmã Marta (CEO). Também são realizadas ações educativas de Saúde Bucal nas escolas, conforme o Programa Saúde na Escola (PSE). “Hoje, Limoeiro conta com a cobertura de saúde bucal em todos os postos de saúde, com atendimentos diurnos e noturnos, e no Centro de Especialidades Odontológicas nas diversas áreas”, detalha a gerente do CEO, Jéssica Gomes.

A especialista destacou que, entre os serviços ofertados à população, a Secretaria de Saúde de Limoeiro tem atendimento especializado para pacientes especiais, prótese dentária, endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, dentre outros. Os profissionais envolvidos com a saúde bucal participam de capacitações contínuas para fortalecer o campo humanização. “Também há atendimentos em escolas e casas de pacientes com dificuldades de locomoção ou acamados”, ressalta Jéssica.

De acordo com informações disponíveis na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. A higiene diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários.

É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, com o consumo de álcool e com a má alimentação e escovação incorreta ou ausência dela. Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Em Limoeiro, para ter acesso aos serviços gratuitos de odontologia, os pacientes devem procurar a UBS do território onde moram para o devido encaminhamento.

Prevenção de problemas bucais:

  • Eliminação da placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
  • Limpeza da língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
  • Uso racional do açúcar, evitando o consumo excessivo de doces;
  • Utilização adequada do flúor, com cremes dentais fluorados;
  • Evitar o uso de próteses mal ajustadas;
  • Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ir ao dentista regularmente.