Foto: Luís Francisco/Prates Prefeitura de Limoeiro

Buscando minimizar os efeitos provocados pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus durante dois anos no setor educacional, entre eles, o distanciamento escolar, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, implantou o Projeto Saber Mais. A iniciativa contemplou 500 alunos da Rede Municipal de Ensino, com novas oportunidades de aprendizagem no contra turno escolar. Participaram estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais).

Com o retorno dos alunos às aulas presenciais, o município promoveu uma avaliação diagnóstica – elaborada, aplicada e corrigida pela própria pasta educacional – que identificou alunos com reduzido conhecimento nos diversos componentes curriculares. Naquele momento, professores e técnicos concluíram que a atividade presencial teria sido prejudicada, apesar de todo o esforço dos professores para manter o vínculo entre aluno e escola através de meios remotos.

“Observamos a quantidade de alunos que não estavam alfabetizados em séries onde as crianças deveriam ter adquirido o processo de alfabetização. Mesmo como o esforço dos professores dentro da sala de aula e durante a pandemia, a gente (secretaria) precisava dar apoio à rede para que esses alunos pudessem ter aulas no contra turno e se apropriassem do código alfabético”, explicou a diretora executiva do Desenvolvimento de Ensino, Valquíria Pinto.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O reforço da aprendizagem ocorreu num horário extra ao do ensino regular. As aulas para estudantes do terceiro ao quinto ano ocorreram sob acompanhamento de professores tutores no contra turno das escolas nas quais os alunos estão matriculados. Já os alunos do sexto ao nono ano se encontraram com os professores tutores de Matemática e Língua Portuguesa sempre aos sábados. Essa atividade do fim de semana se concentrou numa única escola e os estudantes tiveram a garantia do transporte.

“Foi um desafio muito grande, pois sempre trabalhei com alunos do sexto ao nono ano. Foi uma experiência muito diferente em minha vida. Trabalhar com os Anos Iniciais foi gratificante. A acolhida que a gente teve nas escolas e a satisfação de vê-los lendo e fazendo as contas foram muito satisfatórias. Só tenho a agradecer à secretaria por ter aberto este espaço para fazer esse projeto com o objetivo de alfabetizar as crianças”, comemorou a coordenadora do Projeto Saber Mais, Eliane Paz.

Alunos com alto grau de dificuldade de aprendizagem, dentro de três meses, já conseguem ler, escrever e fazer operações básicas da matemática. “Primeiro, a gente fez um teste com as crianças para saber qual o nível que elas estavam. Ficamos chocadas, porque tinham crianças na fase pré-silábica. Apenas uma escola estava entrando na fase do processo alfabético. Para nós muito desafiador”, contou Lucineide Félix, também integrante da coordenação do projeto.

As professoras tutoras foram contratadas através de seleção pública simplificada. Selecionadas, elas foram capacitadas durante uma semana pelas coordenadoras, conhecendo de fato a realidade que encontrariam dentro das salas de aula, principalmente, a disparidade de níveis dos alunos. “Toda semana, preparávamos o planejamento das atividades diante das necessidades das crianças”, relembrou Lucineide.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Professora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Maria José Gomes classificou o Projeto Saber Mais de “oportunidade”. Para a educadora, o reforço chegou no momento certo. “Ele trouxe oportunidade de a gente trabalhar as habilidades onde os alunos apresentavam maior dificuldade, principalmente a leitura e compreensão de texto, e, na matemática, a resolução de alguns problemas. Quanto frustrante seria um aluno ver uma palavra e não saber ler?”, questionou Maria.

E os “frutos da semente” plantada através do projeto já começaram a aparecer. Pablo Kauã, aluno do 4º Ano B da Escola Municipal José Teobaldo, é só alegria nessa fase de mais conhecimento. “Eu agora compreendo mais as questões das provas e das tarefas que a tia manda para casa. Toda vez que eu vejo uma placa, agora eu sei ler”, comemorou o estudante. Assim como Kauã, aproximadamente 500 alunos das escolas municipais foram contemplados com o projeto.

Mais Conhecimento

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

O Projeto Saber Mais foi construído dentro de um olhar pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Em seguida, foi encaminhado para votação na Câmara Municipal de Vereadores, sendo aprovado por unanimidade. Depois, foi materializado pela Secretaria de Educação nos espaços escolares, para que a classe estudantil pudesse melhorar o desempenho educacional e, assim, recuperar o atraso em decorrência do período da pandemia.