Arte: Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Buscando minimizar os efeitos provocados pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus durante dois anos no setor educacional, entre eles, o distanciamento escolar, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, lançou o Projeto Saber Mais. A iniciativa contemplará 500 alunos da Rede Municipal de Ensino, com novas oportunidades de aprendizagem no contraturno escolar. Participarão estudantes matriculados nas turmas do 3º ao 5º Ano (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e do 6º ao 9º Ano (Ensino Fundamental – Anos Finais).

A execução do projeto tem como base uma avaliação diagnóstica – elaborada, aplicada e corrigida pela própria Secretaria – que identificou alunos com reduzido conhecimento nos diversos componentes curriculares. Para o secretário de Educação e Esportes de Limoeiro, Fernando Melo, a atividade presencial foi prejudicada, apesar de todo o esforço dos professores para manter o vínculo entre aluno e escola. “O trabalho visa recompor as aprendizagens que foram tão abaladas durante o período da pandemia”, ressaltou Fernando.

O secretário informou que as aulas terão como tutores professores contratados pela gestão municipal. Conforme cronograma estabelecido no edital divulgado no dia 06 de setembro de 2022, os profissionais interessados no processo seletivo devem realizar a inscrição nos dias 08 e 09 na sede da Secretaria de Educação e Esportes, das 08h às 18h, de modo presencial. As vagas são para professores pedagogos e para professores de Língua Portuguesa e de Matemática, além de estudantes matriculados a partir do sexto período na universidade, os quais podem atuar como estagiários.

A seleção dos tutores ocorrerá, inicialmente, através de uma prova escrita, que será aplicada no dia 12 de setembro. “Essa prova trará um estudo de caso e uma produção textual para que a gente possa avaliar cada uma das pessoas que se candidatarem a ocupar esse espaço de professor tutor no Projeto Saber Mais”, explicou o secretário. Ainda no dia 12, técnicos da secretaria farão a análise dos currículos, enquanto no dia 13 será feita, internamente, a análise da prova escrita. O resultado preliminar será divulgado no dia 14.

O cronograma seguirá no dia 15 de setembro com os pré-selecionados participando de entrevista. Já no dia 16 será divulgado o resultado final. Após a seleção, conforme detalhou Fernando Melo, os educadores irão participar de um momento de formação, prosseguindo com o início das atividades do Projeto Saber Mais, o qual tem previsão de duração de três meses. “O projeto está previsto para iniciar na segunda quinzena de setembro e vai até o término da primeira quinzena de dezembro”, afirmou o secretário.

O reforço da aprendizagem ocorrerá num horário extra ao do ensino regular. “Do terceiro ao quinto ano se dará no contra turno das escolas nas quais os alunos estão matriculados. Eles farão todo um trabalho no contra turno para que a gente busque essa recomposição de aprendizagem. Serão três tardes com aulas durante a semana, e em uma quarta tarde o professor tutor estará reunido com o coordenador do projeto para avaliação e encaminhamentos para que a gente possa monitorar o aprendizado e o avanço dos estudantes”, disse Melo.

Já os alunos do sexto ao nono ano se encontrarão com os professores tutores de Matemática e Língua Portuguesa sempre aos sábados. “Essa atividade do sábado se concentrará em uma única escola e os estudantes terão todo o apoio na logística para chegarem até a escola, começando as sete e meia e terminando as onze e meia dos sábados”, pontuou Fernando. Todo esse processo será detalhado nas escolas para o público-alvo para que as famílias sejam bem orientadas sobre os procedimentos estabelecidos no projeto.

“Vamos atender do terceiro ao quinto ano trezentas crianças, e do sexto ao nono ano, duzentos pré-adolescentes que estarão passando por um processo digamos que de observação dentro das escolas e serão direcionados para vivenciarem o Projeto Saber Mais que visa, como já disse, a recomposição de aprendizado. Todo esse detalhamento será passado para as famílias pelas escolas participantes para que as famílias cientes e seguras de como o processo vai acontecer possam encaminhar seus filhos para esse momento importante”, enfatizou o secretário.

O Projeto Saber Mais foi construído dentro de um olhar pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Em seguida, foi encaminhado para análise da Câmara Municipal de Vereadores. No Poder Legislativo, o projeto foi aprovado por unanimidade. “Agora ele será materializado pela Secretaria de Educação nos nossos espaços escolares para que nossa clientela possa melhorar o seu desempenho educacional e assim puder recuperar o atraso em decorrência do período da pandemia”, detalhou Fernando Melo.