Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Capacitar os profissionais, oferecer melhores condições de trabalho e aprimorar a prestação de serviços à população estão entre os compromissos da Prefeitura de Limoeiro. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos professores da Rede Municipal de Ensino e oferecer Educação de maior qualidade às famílias limoeirenses, a Secretaria de Educação e Esportes, na manhã desse sábado (20), deu o pontapé inicial do Vale Formação, projeto de extensão da formação continuada da categoria que está garantido por lei desde agosto deste ano, por meio de projeto enviado pelo Poder Executivo e aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

A programação inclui a realização de um encontro por mês, até dezembro deste ano. Cada nível de ensino é contemplado com workshops, treinamentos, cursos complementares e dicas de leituras de livros especializados, além de outros recursos que fortaleçam o ensino-aprendizado nas escolas. Neste primeiro momento, as palestras foram ministradas na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). As atividades foram divididas entre o prédio da instituição de ensino de nível superior e o anexo da Biblioteca da Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro (AESL), entidade mantenedora da FACAL.

O Vale Formação, a cada encontro, oferecerá ao professor ou à professora uma gratificação no valor de R$ 100, desde que o docente ou a docente se enquadre no seguinte critério: ter carga horária de 150 horas-aula, exclusivamente em regência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no Ensino Fundamental – Anos Finais (apenas com vínculo temporário), na sala AEE, na EJA – 1ª e 2ª Fases, na EJA – 3ª e 4ª Fases (apenas com vínculo temporário). Já para os professores que têm carga horária de 200 horas-aula, eles serão compensados de suas atividades correspondentes ao triplo de carga horária de participação na formação continuada. No final de toda a programação, serão emitidos certificados para todos os profissionais que participarem das atividades.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, o projeto Vale Formação foi criado para sanar problemas causados por “quase dois anos de vivências fora da sala de aula”, em referência à paralisação das atividades presenciais nas instituições de ensino devido à pandemia da Covid-19. A retomada aconteceu paralelamente ao avanço do índice de vacinação contra o novo coronavírus e suas variantes. “É notório que esse afastamento afetou muitos alunos, que não conseguiram desenvolver as habilidades exigidas no respectivo período letivo. Assim, sem atrapalhar o horário de expediente normal, está sendo ofertada mais uma ferramenta de aprimoramento para os professores da Rede Municipal de Ensino”, destacou Fernando.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Um dos eixos temáticos contemplados pela programação foi o da Educação Inclusiva. “PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado) na prática” foi o tema da palestra ministrada pela psicopedagoga Ana Reis, mestranda em Análise do Comportamento Aplicada – ABA. “A formação contou com a presença dos professores das Salas de Recursos Multifuncionais, intérpretes, coordenadores e gestores escolares. O objetivo de trazer mais uma vez este tema foi munir nossos profissionais com informações técnicas e práticas para a construção dos PDIs dos alunos com deficiência da nossa rede”, explicou a coordenadora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, Maria Lúcia.

No âmbito da Educação de Jovens e Adultos – EJA, o tema abordado foi “Metodologias Ativas”, em palestra ministrada pela psicopedagoga Janice Santos, especialista em Neurociência da Educação. “Foi uma temática bastante pertinente, tratando-se dos dias atuais e mirando o período pós-pandêmico para professores e estudantes. Com esse tema, iremos agregar valores e soluções para o nosso dia a dia em sala de aula. Nossos professores estão muito satisfeitos com a formação e já aguardam as próximas”, ressaltou a coordenadora da EJA na Rede Municipal de Ensino, Edna Alves. Em Limoeiro, a EJA atende 10 escolas da Educação Municipal, sendo cinco na Zona Urbana e cinco na Zona Rural, e conta com uma equipe de 43 professores.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Confiram os temas de cada palestra do Vale Formação de agosto de 2022:

Educação Inclusiva

  • Tema: “PDI (Plano de Desenvolvimento Individualizado) na prática”
  • Palestrante: Ana Reis (Mestranda em Análise do Comportamento Aplicada – ABA, Psicopedagoga e Educação Especial)
  • Formadoras: Maria Lúcia e Luciana Vicente

Educação Infantil – Creche

  • Tema: “Atraso na fala: quais estratégias utilizarmos?”
  • Palestrante: Mariana Xavier (Fonoaudióloga)
  • Formadoras: Jaciara Monteiro e Kelly Cristine

Educação Infantil – 4 e 5 anos de idade

  • Tema: “Formação na prática de alfabetização e letramento na Educação Infantil”
  • Formadoras: Gerliane Bezerra e Adriana Katarina

Ensino Fundamental – Anos Iniciais – 1º e 2º Ano

  • Tema: “Formação de Fluência”
  • Formadoras: Maria Betânia e Maria da Conceição Marques

Ensino Fundamental – Anos Iniciais – 3º, 4º e 5º Ano

  • Tema: “Recomposição das aprendizagens“
  • Palestrante: Camila Maria de Araújo Melo

Ensino Fundamental – Anos Finais

  • Tema: “Avaliação enquanto instrumento no dia-a-dia do professor”
  • Palestrante: Joselma Pereira Canejo

EJA – Educação de Jovens e Adultos

  • Tema: “Metodologias ativas”
  • Palestrante: Janice Santos (Psicopedagoga e especialista em Neurociência da Educação)