Foto: Aline Rêgo/Secretaria Municipal de Educação e Esportes

Capacitar os profissionais, oferecer melhores condições de trabalho e aprimorar a prestação de serviços à população estão entre os compromissos da Prefeitura de Limoeiro. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos professores da Rede Municipal de Ensino e oferecer Educação de maior qualidade às famílias limoeirenses, a Secretaria de Educação e Esportes promoveu, na manhã de sábado (5), a quarta edição do Vale Formação, projeto de extensão da formação continuada da categoria que está garantido por lei desde agosto deste ano, por meio de projeto enviado pelo Poder Executivo e aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

A programação inclui a realização de um encontro por mês, até dezembro deste ano. Cada nível de ensino é contemplado com workshops, treinamentos, cursos complementares e dicas de leituras de livros especializados, além de outros recursos que fortaleçam o ensino-aprendizado nas escolas. Na edição deste mês de novembro, as palestras foram ministradas na Escola Técnica Estadual José Humberto de Moura Cavalcanti (ETE Limoeiro).

O Vale Formação, a cada encontro, oferece ao professor ou à professora uma gratificação no valor de R$ 100, desde que o docente ou a docente se enquadre no seguinte critério: ter carga horária de 150 horas-aula, exclusivamente em regência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, no Ensino Fundamental – Anos Finais (apenas com vínculo temporário), na sala AEE, na EJA – 1ª e 2ª Fases, na EJA – 3ª e 4ª Fases (apenas com vínculo temporário). Já para os professores que têm carga horária de 200 horas-aula, eles serão compensados de suas atividades correspondentes ao triplo de carga horária de participação na formação continuada. No final de toda a programação, serão emitidos certificados para todos os profissionais que participarem das atividades.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Esportes, Fernando Melo, o projeto Vale Formação foi criado para sanar problemas causados por “quase dois anos de vivências fora da sala de aula”, em referência à paralisação das atividades presenciais nas instituições de ensino devido à pandemia da Covid-19. A retomada aconteceu paralelamente ao avanço do índice de vacinação contra o novo coronavírus e suas variantes no município de Limoeiro. “É notório que esse afastamento afetou muitos alunos, que não conseguiram desenvolver as habilidades exigidas no respectivo período letivo. Assim, sem atrapalhar o horário de expediente normal, está sendo ofertada mais uma ferramenta de aprimoramento para os professores da Rede Municipal de Ensino”, destacou Fernando.