A Prefeitura de Limoeiro realizou, na manhã desta segunda-feira (1º), a 2ª Formação em Rede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, tendo como tema “Educação Pública com Qualidade Social e Amorosidade: Diálogos Freireanos”. O encontro aconteceu no Espaço Vera Galdêncio Recepções e marcou o retorno dos professores e professoras da Rede Municipal de Ensino (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais) às atividades do segundo semestre.

A formação também representou o primeiro encontro presencial da categoria nesta fase de redução dos números da pandemia do novo coronavírus e da flexibilização das atividades. Por isso, o evento teve um simbolismo especial para os educadores que enfrentaram durante mais de dois anos os riscos da doença, a necessidade do isolamento e das restrições sociais, e os desafios da reinvenção profissional para atender as múltiplas demandas remotas.

“Todos nós tivemos que nos reinventar, aprender a usar a tecnologia e usar muito da criatividade para que a escola não ficasse tão distante do nosso estudante e o estudante não ficasse tão distante da escola. Nós temos uma história para contar. Esse envolvimento, essa dedicação, esse compromisso, essa reponsabilidade para entender e mostrar para sociedade a importância que tem a educação”, discursou o secretário da pasta, Fernando Melo.

Ele também enalteceu o compromisso dos professores que, em muitas situações, saíram de casa para levar os blocos de atividades aos estudantes das comunidades rurais de difícil acesso. “O envolvimento e a preocupação ficarão para sempre marcados e registrados na história da pandemia e da nossa Educação. Quem fez isso, na verdade, foram vocês, porque o Estado não estava preparado para toda essa situação”, reconheceu Fernando.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

Para o secretário de Educação e Esportes, a Formação em Rede tem um valor especial. Sendo assim, a gestão educacional ofereceu na programação palestras com dois profissionais de larga experiência em relacionamento humano e segmento pedagógico. Nas explanações, os professores convidados Catarina Gonçalves e Waldemar de Lima Neto abordaram equilíbrio emocional e consequências do bullying dentro do ambiente escolar, respectivamente.

O prefeito Orlando Jorge participou da abertura da formação e da acolhida dos professores. Ele reforçou o compromisso da gestão com a Educação municipal e reconheceu a importância das atividades presenciais, entendendo que o ensino remoto não alcança a mesma profundidade do ensino na sala de aula. “Vocês, professores, são os grandes atores no processo de transformação das crianças em cidadãos na plenitude da palavra”, enalteceu Orlando.

Reforçando a valorização com o segmento educacional de Limoeiro, o chefe do Poder Executivo também comentou sobre a série de obras de reforma e revitalização de mais de 20 prédios de escolas municipais. O objetivo da gestão é proporcionar mais conforto aos estudantes e aos professores da cidade e do campo. Além dessas intervenções, Orlando Jorge citou a as parcerias com o Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC) e a construção de uma nova Creche Padrão FNDE que atenderá as comunidades São Jorge e Nossa Senhora de Fátima.

Ao citar pontos adotados pela Prefeitura de Limoeiro na gestão de custos, os quais estão garantindo a valorização profissional através do diálogo com sindicatos que representam a categoria, o gestor municipal externou: “É com honra e alegria que a gente olha nos olhos de vocês, dizendo que a gente está, no momento, o que é possível, resgatando dezembro e décimo terceiro de 2020, e também com olhar para sanear a FACAL (Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro), que passou por um momento difícil”.