Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

“Inclusão: qual a minha parte nessa história?”. Com essa abordagem, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, está promovendo a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que começou nesta quarta-feira (24) e segue até a próxima quarta-feira (31). O primeiro evento foi uma formação para os professores das Salas de Recursos Multifuncionais, promovida pela Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, com quem a gestão municipal firma uma exitosa parceria. Realizada na sede da GRE-VC e ministrada pelo musicoterapeuta, neuroterapeuta e educador musical Fernando Ribeiro, a capacitação abordou o tema: “A contribuição da Musicoterapia no desenvolvimento de crianças com TEA e TDAH no ambiente escolar”.

O momento de abertura foi capitaneado pela coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Educação Inclusiva (NID) da GRE Vale do Capibaribe, professora Marileide Maria da Silva, que reforçou, em seu discurso, a importância de uma maior inclusão para estudantes com deficiência nas escolas e a necessidade de combater discursos e atitudes capacitistas. “Temos que evitar termos pejorativos como ‘aleijadinho’, ‘cotó’, ‘doente’, entre outros. O aluno com deficiência quer ter seus direitos garantidos, e isso corresponde tanto à acessibilidade quanto ao respeito”, apontou.

A palestra foi ministrada pelo musicoterapeuta, neuroterapeuta e educador musical Fernando Ribeiro. “De acordo com a Federação Musical de Musicoterapia, ‘a Musicoterapia é a utilização da música e dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com uma pessoa ou em um grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas’. Vale destacar que o Musicoterapeuta é profissional da área de Saúde”, afirmou durante a palestra.

Ribeiro também explicou quais são as etapas da Musicoterapia. “A primeira etapa é o encaminhamento, que pode ser feito pelo médico ou neuropediatra, que informa essa necessidade em um laudo. Ele já determina de quantas sessões a criança precisa. A gente pode avaliar esse laudo. Depois, existe a entrevista com os pais, para vermos qual é a necessidade daquela criança, bem como a sua historicidade e a da mãe, desde o período gestacional. O próximo passo é a avaliação, onde analisamos as habilidades e as necessidades dos pacientes. Em seguida, preparamos o plano terapêutico, com os objetivos e a frequência das sessões”, detalhou. “Dependendo da periodicidade, começamos a avaliar como está o paciente e se é necessário mudar a estratégia. Essa reavaliação é muito importante. Por fim, a fase mais esperada é o momento da alta. Dentro da Musicoterapia, a gente avalia e trabalha 10 habilidades: motricidade ampla, motricidade fina, motricidade oral, comunicação expressiva, comunicação receptiva, percepção auditiva, cognição social, emocional, sensorial e musicalidade”, completou o palestrante, que também é presidente da Associação de Musicoterapia de Pernambuco.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, Maria Lúcia Albuquerque, o objetivo da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é sensibilizar as comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção da sociedade civil para as suas necessidades. “Para vivenciar esta importante semana, o nosso município estará realizando diversas ações. Todos estão convidados a participar da programação, que inclui atividades educativas, recreativas e solidárias”, pontuou.

Confira a programação completa da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência:

24/08 (quarta-feira)

• Formação para os professores das Salas de Recursos Multifuncionais
  • Tema: “A contribuição da Musicoterapia no desenvolvimento de crianças com TEA e TDAH no ambiente escolar.”
  • Local: GRE Vale do Capibaribe.
  • Horário: 8h.

25/08 (quinta-feira)

• Todos pela Inclusão (atividades realizadas nas escolas).
  • Horários: Manhã e Tarde.

26/08 (sexta-feira)

• Manhã Recreativa para alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino.
  • Local: Haras MF.
  • Horário: Das 8h às 11h.

30/08 (terça-feira)

• Seminário Temático
  • Tema: “Inclusão: qual a minha parte nessa história?”
  • Exposição Novos Olhares – Trabalhos realizados pelos alunos com deficiência das escolas da Rede Municipal de Ensino.
  • Local: Centro de Criação Galpão das Artes.
  • Horário: 19h.

31/08 (quarta-feira)

• Corrente do Bem – AACD.
  • A campanha de arrecadação “Corrente do Bem” com os cofrinhos tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão social das pessoas com deficiência, além de captar recursos que ajudem a manter os atendimentos.
  • Local: Praça da Bandeira.
  • Horário: 8h.