Apresentação do Coral Anjos da Libras na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos (Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro)

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, está promovendo, no período de 24 a 31 de agosto, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Diversas ações voltadas ao tema “Inclusão: qual a minha parte nessa história?”, tais como palestras, apresentações e atividades recreativas, estão sendo vivenciadas nos Centros Municipais de Educação Infantil e nas Escolas.

Uma das atividades ocorreu na tarde desta quinta-feira (25), na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos. Com nove alunos deficientes matriculados no ensino regular, a unidade é pioneira na execução do Projeto de Libras – Mãos que Dão Asas. O projeto visa incluir os alunos ouvintes no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Com o conhecimento adquirido, eles podem se comunicar com os alunos surdos e construir uma sociedade mais justa, mais democrática e mais acessível. A turma do quarto ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais conta com um estudante surdo. Por conta do projeto, ele passou a participar ativamente das atividades desenvolvidas dentro e fora da escola, comprovando que a inclusão é realidade na Rede Municipal de Limoeiro.

“É um momento gratificante, pois temos alunos com deficiência. A inclusão faz parte da nossa escola. Não estamos vivenciando apenas na Semana da Pessoa com Deficiência, mas há muitos anos, pois, nós, enquanto professores, estamos sempre vivenciando este momento”, destacou a gestora escolar Joveci Santiago. “Hoje os alunos fazem parte independentemente da deficiência. Ele está incluso na sala de aula, com direito a ter todo tratamento igual aos demais. Aqui ninguém é diferente, todos somos iguais”, completou a educadora.

Palestra na Escola Municipal Desembargador Alexandre de Vasconcelos Aquino (Foto: Aline Rêgo/Secretaria Municipal de Educação e Esportes)

Professora de Libras, Layanne Arruda reforçou a importância do trabalho de inclusão desenvolvido pela gestão municipal, dando destaque ao Projeto Mãos que Dão Asas. De acordo com a educadora, 17 alunos integram o Coral Anjos da Libras, que começou em 2017, idealizado pela própria professora. “As crianças aprenderam direitinho os sinais. Temos um cronograma, onde ensinamos o básico e eles também interpretam músicas da Língua Portuguesa para Libras”, explicou Layanne, ao reforçar a importante participação dos pais no dia a dia das atividades dos alunos.

Sobre o tema deste ano da Semana da Pessoa com Deficiência, ela afirma que a Educação precisa ser transformadora. “O que eu fiz para transformar e para contribuir com a Educação dentro do município de Limoeiro? Nós implantamos esse projeto dentro da escola para incluir esses alunos junto com os alunos ouvintes, e também para mostrar à sociedade a capacidade e as eficiências deles, que juntos podem aprender. Lembrando que cada um é diferente em seus aspectos físico e emocional e no desenvolvimento de aprendizado”, enfatizou a intérprete.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino, Maria Lúcia Albuquerque, o objetivo da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é sensibilizar as comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção da sociedade civil para as suas necessidades. “Para vivenciar esta importante semana, o nosso município estará realizando diversas ações. Todos estão convidados a participar da programação, que inclui atividades educativas, recreativas e solidárias”, pontuou.