O município de Limoeiro havia articulado com a Sudene, em abril de 2021, o retorno à Região do Semiárido Brasileiro (Foto: Wilker Mattos/Prefeitura de Limoeiro)

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), confirmou que mais 19 municípios pernambucanos foram inseridos na Região do Semiárido Brasileiro. Entre eles está Limoeiro, no Agreste Setentrional de Pernambuco. A Resolução 150/2021 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de dezembro de 2021 e alterou a configuração de municípios integrantes do Semiárido. Assinado pelo ministro Rogério Marinho, o documento entrou em vigor desde o dia 3 de janeiro de 2022.

Há quatro anos, Limoeiro havia perdido esse reconhecimento. De acordo com o prefeito Orlando Jorge, a situação fez com que o município perdesse a condição de receber incentivos fiscais, projetos estruturadores do agronegócio e uma série de ações e investimentos feitos pelo Banco do Nordeste e pela Sudene, incluindo a captação de indústrias subsidiadas pela Superintendência. Desde 2017, Limoeiro também perdeu a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, ação que contempla os municípios inseridos no Semiárido.

Em abril de 2021, acompanhado do deputado federal Ricardo Teobaldo, o gestor municipal esteve na sede da Sudene, no Recife, participando de um encontro com o superintendente do órgão federal, Evaldo Cruz Neto, para articular a revisão e a habilitação de Limoeiro como parte da região do Semiárido. “Paralelo a tudo isso tem outro motivo importante: desde 2017, Limoeiro perdeu a Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro. Queremos retomar essa ação, contemplando mais de 50 comunidades da Zona Rural”, destacou Orlando.

Com a resolução publicada no DOU, o chefe do executivo afirmou que já planeja novas etapas. “Agora vamos partir para o Exército Brasileiro com essa nova Resolução. Vamos solicitar do Exército Brasileiro e do Governo Federal tratamento igualitário a Limoeiro”, pontuou. Além de Teobaldo, Orlando Jorge também enalteceu os apoios dados pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, José Félix, na articulação para o retorno de Limoeiro ao grupo de municípios do Semiárido durante encontros com representantes da Sudene.

Além de Limoeiro, outros 18 municípios pernambucanos foram inseridos ao grupo: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Feira Nova, Ferreiros, Glória do Goitá, Itambé, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, São Vicente Férrer, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência e Vitória de Santo Antão. Ao mesmo tempo, cinco municípios do Estado foram excluídos: Brejão, Correntes, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos e Palmeirina. Com a publicação da Resolução nº 150/2021, Pernambuco agora conta com 137 municípios no Semiárido Brasileiro.