Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Dentro das atividades alusivas ao Abril Azul, mês voltado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu um encontro de capacitação para os apoiadores escolares na sexta-feira (14), na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). A pauta fez parte das ações voltadas ao respeito, à valorização e à quebra de paradigmas, buscando atender às especificidades do público estudantil autista.

De acordo com a professora Lúcia Rodrigues, responsável pela coordenação da Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, diante do expressivo número de crianças com TEA matriculadas regularmente na rede municipal, a gestão tem buscado capacitar rotineiramente as profissionais que atuam no apoio dentro das salas de aula, para que o desenvolvimento desses estudantes avance cada vez mais, garantindo integração social, aprendizagem e formação cidadã.

“A gestão municipal, sempre preocupada em estar sempre atendendo às especificidades desse público, preparou um dia inteiro de formação para os apoios escolares. São os profissionais que acompanham diariamente essas crianças e adolescentes com autismo nas salas de aula, auxiliando a inclusão escolar. E, como nenhuma instituição não faz nada sozinha, a Secretaria de Educação se uniu às Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social para um trabalho em rede”, destacou Lúcia.

Além das experiências pedagógicas compartilhadas pelas educadoras especialistas em educação especial, a formação também contou com a participação da enfermeira Mirella Andrade, profissional que atua no Programa Saúde da Família. Utilização da sonda botton (vários alunos utilizam), lavagem nasal, procedimentos em crises epilépticas e administração de medicamentos foram alguns dos temas abordados com os participantes.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

“É um momento para estar repassando informação para os apoiadores escolares sobre temáticas específicas voltadas para crianças especiais, com autismo, TDH e outros casos”, explicou Mirella. A enfermeira também lembrou que os pais devem colaborar sempre no apoio. “O primeiro cuidado que sempre falo é ter essa observação, esse olhar diferenciado para o usuário. Cada criança autista vai ter uma necessidade especial. E quem conhece melhor essas crianças são os pais”, completou.

Atualmente, a Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro conta com 95 apoiadores escolares. Desse total, alguns foram contratados recentemente, visando atender o aumento da demanda e evitar que alguma sala de aula com aluno autista fique sem cobertura. “Eles chegaram e já estão passando por formação, para que possam ir às escolas preparados para atuar juntos a essas crianças”, explicou a coordenadora. A previsão é que, ainda neste mês, o número passe de 100.

Dentro desse cronograma de preparação e integração, um segundo momento – intitulado “Manhã Azul” – está confirmado ainda para o mês de abril com atividades recreativas. “A nossa próxima ação será uma manhã recreativa, dedicada aos alunos com autismo e suas famílias, que acontecerá na Arena Limoeiro. Nesta manhã também estarão todos os alunos atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação, que é regional”, detalhou Lúcia.

Apoio – A apoiadora escolar Mônica Aquino esteve no encontro e relembrou que tem aprendido muito com as crianças. “Fui muito bem recebida pelas crianças, as quais vim para cuidar. Quando cheguei, elas me abraçaram e foram trazendo amor. E tem sido uma troca. Aprendo muito e ensino muito também. Não é cuidar apenas do autista, mas é cuidar dele e da família. É tentar passar segurança para eles”, contou a apoiadora em tom emocionado.