Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O povo de Limoeiro vive momento de grande expectativa e de autêntica alegria com os festejos do centenário de nascimento de Padre Luís Cecchin (1924-2010), ex-pároco das Paróquias Nossa Senhora da Apresentação e São Sebastião. O pontapé inicial foi dado na noite desta segunda-feira (11), no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), com uma missa presidida pelo bispo emérito da Diocese de Nazaré, Dom Severino Batista de França. Os padres Osmair Collazziol (pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo), Adelmo Cagliari (vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e diretor-presidente do IPLC) e José Ícaro (administrador paroquial da Paróquia São Sebastião) foram os concelebrantes. As festividades seguirão até o dia 11 de dezembro de 2024, data do aniversário natalício de 100 anos de Padre Luís.

Além das recordações das benfeitorias do sacerdote italiano às famílias em situação de vulnerabilidade social do município e da região e do reconhecimento ao seu legado, que se materializa no IPLC (antigo Centro de Formação de Menores), o ciclo de comemorações promete render profundos exercícios de fé e de espiritualidade. Paralelamente às homenagens, será iniciada oficialmente, no dia 6 de fevereiro de 2024, a Causa de Beatificação de Padre Luís Cecchin.

Em sua homilia, Dom Severino recordou a convivência com Padre Luís Cecchin e pediu orações para as causas da beatificação e, posteriormente, da canonização do sacerdote. Conforme as leis da Igreja Católica Apostólica Romana, o reconhecimento de um primeiro milagre leva à beatificação e o reconhecimento de um segundo milagre leva à canonização. “Padre Luís sempre priorizou os mais pobres por acreditar que Jesus estava presente neles. Isso é o Evangelho em estado puro. Ele também dizia que a face de Deus está presente no sorriso das crianças, por quem ele também tinha um profundo carinho. Eu digo e continuarei dizendo: nós convivemos com um santo”, exclamou. “Lembro-me muito bem do dia do sepultamento de Padre Luís Cecchin aqui em Limoeiro. Não havia clima de terra arrasada, mas a certeza de que o povo de Deus estava devolvendo um servo fiel ao Céu”, concluiu.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, padre Osmair Collazziol, não chegou a conhecer Padre Luís Cecchin pessoalmente, mas convive diariamente com o seu legado e está unido à população limoeirense nas orações. “A gente estuda, lê, vê as testemunhas, faz esse percurso junto à obra do Padre Luís e vê a grandeza de um homem de Deus. Nesse amor de Deus, ele percorreu os caminhos de Limoeiro com incansável doação e caridade extrema, não apenas evangelizando, mas também dando os meios para que as pessoas ganhassem o seu pão, tivessem cultura, formassem uma grande família e tivessem o sentido de cidadania, de pertencimento à sociedade”, sublinhou Padre Osmair, integrante da congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, entidade que mantém o IPLC juntamente com a Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

A Prefeitura de Limoeiro, parceira de longas datas do IPLC, compareceu à celebração eucarística no Instituto. O Poder Executivo Municipal esteve representado pelo prefeito Orlando Jorge e pelos diretores executivos Diego Feghalli (Indústria e Comércio) e Luís Francisco Prates (Imprensa e Comunicação), enquanto os vereadores José Nilton Cavalcante (“Zé Nilton”), Marcos Sérgio (“Professor Marcos Sérgio”) e Zélia Maria Barbosa (“Zélia de Ribeiro do Mel”) representaram o Poder Legislativo. “Nós, fiéis devotos, acompanhamos uma belíssima homilia de Dom Severino, participamos de merecidas homenagens ao fundador do Instituto Padre Luís Cecchin, vivenciamos exitosos momentos de fé e espiritualidade e fomos agraciados com a maravilhosa notícia sobre a Causa de Beatificação. Desde já, estaremos em oração para que Padre Luís seja beatificado e, posteriormente, canonizado pelo Vaticano”, publicou Orlando Jorge em suas redes sociais.

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro