Zelando pela transparência e pela participação da sociedade civil, representantes da Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, estiveram reunidos, na terça-feira (28/02), na sede da pasta, com diretores dos sindicatos que representam os professores e com membros do Conselho Municipal do Fundeb para apresentar detalhes das contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. O encontro também contou com a participação do contador da gestão municipal, Ivaldeci Hipólito.

“A reunião teve como objetivo a apresentação das contas do Fundeb e foi bastante proveitosa. Na ocasião, Ivaldeci Hipólito nos apresentou, de forma clara, toda a contabilidade dos recursos do Fundeb no exercício de 2022. Foram analisados os números apresentados, divididos pelas etapas de ensino do nosso município: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos”, destacou a presidenta do Conselho Municipal do Fundeb, professora Aparecida Barbosa, que recentemente assumiu esse cargo.

A educadora também adiantou que uma nova reunião será realizada, ainda neste mês, para análise de outras documentações que foram solicitadas. Para o contador, essa transparência e esse acesso aos dados são fundamentais para o desenvolvimento da educação municipal. “Apresentamos todas as receitas do Fundeb do ano de 2022, bem como todas as despesas com o limite constitucional da aplicação com os profissionais da educação, e evidenciamos com muitos detalhes. Entendo que atendemos às expectativas”, disse Hipólito.

De acordo com o contador, os conselheiros são soberanos, o que colabora para a excelência entre gestão e professores. “Em 2021, ocorreu no gabinete do prefeito uma discussão sobre o pagamento do piso salarial dos professores e houve avanços. Em 2022, os avanços foram maiores, porque se ajustaram as contas. E agora, em fevereiro de 2023, já receberam o novo piso. Então, esse estreitamento da política e da transparência pública do atual governo com as entidades representativas e organizadas caminha normal. Até então, não vi nenhuma dificuldade”, ressaltou Ivaldeci.

Esse formato de atuação do governo municipal, abrindo mesas de negociação, dialogando com sindicatos e conselhos, promovendo reuniões de prestações de contas e permitindo o acesso das classes representativas às receitas e despesas garantem o desenvolvimento do município em todas as áreas, assim como ocorre com o setor educacional. “Isso deixa a gestão muito confortável, porque a gente tende a produzir mais, com maior transparência e maior participação social. Consequentemente, a responsabilidade também aumenta”, pontuou o contador.

Integração

Uma das prioridades da gestão municipal é a atuação integrada das secretarias. Esse modelo reflete de forma positiva na prestação de serviço à população limoeirense. “É um conjunto. Educação é uma extensão de todas as secretarias. Esse conjunto de extensões reside no gabinete do prefeito Orlando Jorge, que faz um governo com bastante prioridade nas avaliações das políticas públicas. Ele não faz aquilo que não venha a cumprir”, finalizou Hipólito.