Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

O Dia Nacional do Surdo é comemorado anualmente em 26 de setembro. E a Prefeitura de Limoeiro não deixou a data passar batida. Por meio da Secretaria de Educação e Esportes, o Governo Municipal incentivou a realização de atividades educativas e lúdicas nas escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem alunos surdos. Na ocasião, as Escolas Nossa Senhora dos Anjos, Manoel Marques da Silva, Presidente Tancredo Neves, Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo e Salomão Ginsburg deram show de inclusão.

Entre as ações promovidas, destacaram-se palestras informativas, apresentações musicais, oficinas de Libras e rodas de conversa. “A programação teve o objetivo de valorizar a inclusão e a cultura surda nas nossas escolas”, sublinhou a coordenadora de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino de Limoeiro, Lúcia Rodrigues.

Uma das atividades realizadas envolveu o Coral Anjos da Libras, fundado na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos pela intérprete Layanne Arruda em dezembro de 2017. “O coral visa proporcionar a integração entre alunos surdos e ouvintes através da música. Juntos, queremos construir uma sociedade justa, democrática e Inclusiva”, destacou Layanne.

Veja como foi a programação:

26/09 (terça-feira)

Escola Municipal Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

– Apresentação dos alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais: “Lutas e conquistas dos surdos”;
– Palestra: “Minha história inspira.” – Palestrante: Paula Thamires;
– Aula de Libras: Cumprimento e alfabeto manual com a intérprete Carla Thattiane.

Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (Local: Auditório da ETE Limoeiro)

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

– “Setembro Azul – Dia Nacional do Surdo” – Reflexão sobre o tema com a intérprete Nayara Souza;
– Apresentações musicais;
– Oficina de Libras com alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos

– “Setembro Surdo” – Reflexão sobre o tema com a intérprete Layanne Arruda;
– Dinâmica: “Libras e a História do Surdo”.

Escola Municipal Salomão Ginsburg

– Palestra: “Por que Setembro Azul?” – Palestrante: intérprete Conceição Bispo;
– Apresentação dos alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais;
– Apresentação musical.

Escola Municipal Manoel Marques da Silva

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

– Roda de Conversa: “Dia Nacional do Surdo” – Reflexão com a intérprete Ana Paula.

27/09 (quarta-feira)

Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos

Foto: Luís Francisco Prates/Prefeitura de Limoeiro

– Apresentação musical do Coral Anjos da Libras para todas as turmas.