A Prefeitura de Limoeiro segue empenhada nas missões de garantir direitos à população, atender famílias em estado de vulnerabilidade social, estreitar a parceria com entidades renomadas e fortalecer políticas públicas do âmbito da assistência social. Na manhã de quinta-feira (13), o Conselho Municipal de Assistência Social de Limoeiro promoveu, com o apoio do governo municipal, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que abordou o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Durante os turnos da manhã e da tarde, no Instituto Padre Luís Cecchin (IPLC), trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) debateram alternativas e diretrizes para a melhoria da rede na “Princesa do Capibaribe”.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Limoeiro, Fábio André, agradeceu aos participantes pelos diálogos em prol da reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele frisou que a parceria entre a sociedade civil e os órgãos governamentais é essencial para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “A Conferência existe para conferir as ações, ou seja, verificar o que foi feito nos últimos anos. Para reconstruir o SUAS, precisamos de diálogos, onde criamos uma linha de planejamento e uma linha de execução. Desse diálogo participam agentes governamentais e da sociedade civil”, explicou. “Quem trabalha com políticas públicas sabe que é obrigatório o controle social, onde entra a população. A Conferência é o instrumento que permite o controle social. É onde podemos verificar o que vem sendo feito, opinar, fazer sugestões e críticas”, concluiu a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flávio Melo.

Ao comentar o tema da Conferência, Fábio André destacou que a busca por dias melhores deve ser constante. “Na parte governamental existem serviços do CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Diretoria Executiva da Mulher, que são realizados pelo município com a ajuda de recursos federais e estaduais. Queremos melhorar os serviços voltados a pessoas em estado de vulnerabilidade e estamos saindo de uma pandemia que afetou a saúde mental de muita gente. Acima de tudo, queremos dias melhores”, pontuou.

Por sua vez, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Limoeiro recordou os avanços vivenciados recentemente. “Estamos muito felizes porque resgatamos serviços importantes dentro da Secretaria e do arcabouço do SUAS. O Conselho Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal do Idoso se reorganizaram e estão novamente ativos. Fizemos uma exitosa campanha de doação de Pessoa Física e Pessoa Jurídica para instituições através do Imposto de Renda”, afirmou Flávia Melo.

A secretária da pasta acrescentou que, quando se fala sobre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, devem ser consideradas não apenas as ações pontuais, mas também as iniciativas que empoderem pessoas em situação de vulnerabilidade e as permitam sair do ciclo de dependência. “Doamos, por mês, mais de 500 cestas básicas para famílias cadastradas nos nossos serviços. Essas doações são efetivadas pela política municipal. Também tratamos de demandas de documentação, de vagas em creches e de benefícios eventuais como Auxílio Funeral, Auxílio Natalidade, Auxílio de Aluguel Social e auxílios nos períodos de calamidade pública. Contamos com os apoios das Secretarias de Educação e Esportes e de Saúde”, detalhou.

O prefeito Orlando Jorge definiu a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social como um importante marco para as políticas públicas em Limoeiro. “Para que as melhorias e os avanços possam continuar chegando, é necessário o trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipal nas diversas esferas, seja no combate à fome, na garantia da segurança alimentar e no acesso à água. Solicitamos ao Governo Federal, em uma demanda que já caminha em Brasília, cinco mil cisternas para moradores da Zona Rural. O Programa Nacional de Habitação Rural será retomado. Esperamos mais notícias boas para a nossa Terra Amada”, apontou o gestor municipal.