Arte: Divulgação/Serta

Reforçando o seu compromisso com os trabalhadores rurais do município, a Prefeitura de Limoeiro anunciou, nesta quarta-feira (13), em suas redes sociais, mais uma grande notícia para a categoria e para a população. Na próxima sexta-feira (15), às 6h da manhã, será inaugurada a Feira de Base Agroecológica de Limoeiro, que funcionará em frente à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente, na Praça Domingos Rodrigues, nº 179, no Bairro do Ponto Certo. A feira funcionará todas as sextas-feiras, das 6h ao meio-dia.

A iniciativa será promovida através de uma exitosa parceria entre a Prefeitura de Limoeiro – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente –, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), o projeto Riquezas da Mata – Semeando Agroecologia II, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro (STR Limoeiro) e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro (Codesul). A reunião que definiu os últimos detalhes da ação foi realizada no dia 28 de agosto (segunda-feira) e contou com as participações do secretário municipal de Desenvolvimento Agrícola, Pesca e Meio Ambiente, José Félix, dos técnicos do IPA de Limoeiro, Marcelo Motta e Eudes Cavalcante, da representante municipal do Sebrae, Maria Marinez, do presidente do Codesul, Eraldo Cardoso, do representante do Serta, José Júlio, da presidenta da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Limoeiro (AMACSEL), Simone Maria, e dos agricultores que irão expor seus produtos no espaço.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Limoeiro, Eraldo Cardoso, destacou que a Feira de Base Agroecológica é a continuidade do Semeando Agroecologia, projeto que vem sendo aplicado em Limoeiro desde o segundo semestre do ano passado e reforça o compromisso do governo municipal com a pauta ambiental, o desenvolvimento econômico e o empoderamento das famílias da Zona Rural. “Foram construídas cisternas e fossas sépticas e foram distribuídos kits de sementes para os 80 agricultores que participaram do projeto. Os agricultores são dos sítios Bom Sucesso, Lagoa do Couro, Guabirabinha, Convales, Duas Pedras, Esperança, Ilha dos Leões, Espíndola e Tabuleiro”, explicou.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Agroecologia traz diversos benefícios ao meio ambiente e à sociedade, dentre os quais se destacam os saberes tradicionais para o plantio e o manejo do solo, o conhecimento científico para o desenvolvimento de tecnologias, a produção de alimentos livres de agrotóxicos, a preservação da biodiversidade e as contribuições para a segurança alimentar da população e a regeneração dos solos.