Dos dias 19 a 22 de setembro, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, promoveu a II Semana da EJA. A ação reunião e socializou todos os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de promover aprendizagens por meio de metodologias de ensino diferenciadas. A abertura foi realizada no Instituto Padre Luís Cecchin, na noite de terça-feira (19). Por sua vez, o decorrer da programação, na quarta (20), quinta (21) e sexta-feiras (22), foi vivenciado nas instituições de ensino, através de dinâmicas interativas, rodas de conversa, produções de textos e ações educativas desenvolvidas por equipes gestoras, professores e estudantes.

Presente na solenidade de abertura da Semana do EJA, o prefeito Orlando Jorge assegurou que o Governo Municipal acredita no poder transformador da Educação e reafirmou o compromisso de investir nesse setor essencial para o desenvolvimento humano, social e econômico de Limoeiro. “A Educação de Jovens e Adultos é um verdadeiro marco para o sistema educacional brasileiro, pois oferece o acesso à escola, de forma completamente gratuita, a quem não teve a oportunidade dos estudos durante a infância. A equipe que oportuniza o acesso à EJA na Rede Municipal de Ensino é muito qualificada. Quero parabenizar a nossa gestão municipal, sobretudo a Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro, pelo brilhante trabalho que está sendo realizado”, sublinhou.

A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro, Edna Alves, definiu o primeiro dia de programação como “uma noite memorável”. Ao todo, de acordo com dados da pasta, a Rede Municipal de Ensino conta com 310 estudantes matriculados na modalidade EJA, distribuídos nas Escolas Nossa Senhora dos Anjos, João Heráclio Duarte, José Teobaldo de Azevedo, Otaviano Basílio Heráclio do Rêgo, Cônego Deusdedith, Henrique Serafim de Morais Costa, Aluísio de Aquino e Silva, Santa Lúcia e Manoel Marques da Silva. “Os alunos da EJA são guerreiros. Eles nos mostram que toda idade é propícia para estudar e inspiraram o tema da nossa Semana: ‘Esperançar é construir e não desistir’. Se você tem um sonho, você deve correr atrás dele. Também quero destacar a nossa parceria com a EJA da Rede Estadual de Ensino. Nós damos as mãos para transformar a vida desses jovens e desses adultos. O acesso à educação foi negado a eles lá atrás, por n motivos, dentre eles o trabalho, migração, doenças e outros fatores, e agora a gente lhes proporciona conhecimento”, destacou.

Um dos 310 alunos contemplados pela EJA na Rede Municipal de Ensino de Limoeiro é o senhor Alan José Adriano da Silva, de 62 anos, que estuda na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, na Comunidade da Linha. Ele se sente muito feliz por poder estudar e expandir seus horizontes. “Eu gosto da escola. Os professores, a diretora e a merendeira são bons, meus colegas são ótimos, e a merenda é muito boa. Nossas aulas começam às 19h e vão até 21h30”, afirmou. O mesmo sentimento é compartilhado pelo senhor Adeildo, de 57 anos, estudante da Escola Municipal Santa Lúcia, da comunidade rural de Duas Pedras. “Não é fácil trabalhar na roça durante o dia e estudar à noite. É puxado. Mas minha rotina é uma bênção de Deus. Vejo a escola como uma família. Tudo lá é legal. Estudamos com força e coragem”, pontuou.

O professor Joel Dias é um dos educadores de Limoeiro que lecionam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ele avalia que as bagagens dos estudantes são significativas e o trabalho na EJA é desafiador. “Os alunos são verdadeiros exemplos de vida para nós, pois, ao final do dia, mesmo cansados devido ao trabalho, dirigem-se à escola e não desistem de aprender”, recordou. “Mais do que um projeto educacional, a EJA é um projeto de vida, pois damos aos jovens e adultos que não puderam estudar desde cedo a oportunidade de concluir a Educação Básica e, também, a esperança de construir projetos além dos que eles já viveram. Dentro da pedagogia de Paulo Freire (patrono da Educação do Brasil), os estudantes têm a oportunidade de se expressar e nos ajudam a construir com eles a aprendizagem”, concluiu.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro