Foto: Divulgação/Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos

Um dos documentos normativos mais importantes para a Educação Básica no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que as vivências essenciais para o nível de ensino da Educação Infantil são as brincadeiras, a interação social, a participação em eventos escolares, a expressão de sentimentos e o autoconhecimento. Baseando-se nesses princípios, a Prefeitura de Limoeiro plenas condições para o desenvolvimento das crianças na Rede Municipal de Ensino.

Na manhã da última quinta-feira (23), a Manhã Literária da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos movimentou a Comunidade da Linha e proporcionou momentos emocionantes para os alunos da Educação Infantil e suas famílias. A programação contou com encenações teatrais, apresentação do Projeto Música na Terra Amada, declamações de poemas e leituras de literaturas de cordéis. Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Gonçalves Dias e Manuel Bandeira estiveram entre os poetas recordados pelos estudantes e pelas professoras no evento.

Foto: Divulgação/Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos

Participaram da Manhã Literária os estudantes das turmas do Infantil 4, Infantil 5 A e Infantil 5 B. “O objetivo foi aproximar as crianças da Literatura e despertar nelas o gosto pela leitura. De acordo com a BNCC, isso garante na Educação Infantil os direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se”, destacou a gestora da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, Cássia Mirthys.

Outra ação de destaque foi a presença da escritora limoeirense Maria José de Barros, renomada autora no campo da literatura infanto-juvenil. Convidada de honra do evento, a “Professora Zui”, como é popularmente conhecida, presenteou a biblioteca da escola com exemplares dos livros “As Estripulias de Mané Gostoso” e “Era uma vez uma Peixinha”, ambos de sua autoria. A Prefeitura Municipal de Limoeiro, por sua vez, esteve representada no evento pela diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto, e pela coordenadora da Primeira Infância na Rede Municipal de Ensino, Daniele Ferreira.

Foto: Divulgação/Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos

“A gente precisa estimular as crianças a conhecerem, desde cedo, os bons contos e as boas poesias e, também, a se envolverem mais com os livros. Nossos alunos são ‘pequeninos gigantes’. A escola abraçou a causa, e o resultado está aí, com uma grande integração entre crianças, professores e famílias”, pontuou a professora da Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, Ineuda Pereira, uma das idealizadoras da Manhã Literária.