A Prefeitura Municipal de Limoeiro lamenta profundamente a ocorrência dos óbitos das duas crianças e se solidariza com os familiares. De acordo com as informações sobre a ocorrência de dois óbitos de residentes do município de Limoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde procedeu as investigações e ações pertinentes de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. O primeiro óbito trata-se de uma criança de 5 anos de idade, do sexo feminino. Após a realização da necropsia, foi constatada como causa da morte pneumonia, sendo descartada a hipótese de meningite. O segundo óbito, de uma criança de 3 anos de idade, do sexo masculino, foi considerado suspeito de meningococcemia. O caso ainda se encontra em investigação. Diante do exposto, seguem orientações.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Esta doença é causada, principalmente, por bactérias ou vírus. Portanto, são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais suscetíveis. A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo, e é contagiosa.

A transmissão ocorre através do contato direto de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias (através da fala, tosse ou espirro) de pessoas infectadas. Nem todos que adquirem o meningococo ficam doentes, pois o organismo se defende com os anticorpos adquiridos através do contato com essas mesmas bactérias. Os sinais e sintomas mais comuns são febre, vômitos, náuseas, dor de cabeça, rigidez na nuca, dor muscular, manchas na pele, entre outros.

Existe vacina para alguns tipos de meningite meningocócica. Sendo assim, é necessário reforçar a importância da vacinação como medida de prevenção. Além dessa, outras orientações incluem evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados, higiene ambiental e lavar as mãos com água e sabão.

Reforça-se, ainda, a orientação de que pessoas as quais apresentem sintomas devem procurar atendimento médico e crianças com quaisquer sinais e sintomas não devem ir à escola. Não há indicação de fechar escolas ou creches, mesmo diante de um caso suspeito de meningite entre os alunos, professores ou funcionários da escola, pois o meningococo não sobrevive no ar ou nos objetos.

A limpeza, a higiene e a manutenção dos locais arejados devem ser adotadas habitualmente como forma de prevenção para diversas doenças.

Os casos suspeitos devem ser reportados à Vigilância Epidemiológica Municipal através do telefone (81) 3196 – 2460 (Ramal 5011) ou e-mail epidemiologialimoeiro@gmail.com.

Reiteramos o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro com a saúde da população.