Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

A Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e em parceria com o Instituto Criança é Vida, promoveu uma ação pedagógica sobre Educação Financeira para professores de escolas municipais nesta terça-feira (23), nos turnos da manhã e da tarde, na Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro (FACAL). O Projeto Saúde Financeira é direcionado a crianças de sete a nove anos de idade que estudam na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem o objetivo de orientar o público infantil a se relacionar com o dinheiro de forma saudável. Nesse contexto, a participação dos educadores junto às famílias é fundamental.

As atividades abordaram os conceitos iniciais e as noções básicas de Educação Financeira, de modo que as crianças utilizem de forma consciente e sustentável os recursos financeiros disponíveis. Foram promovidos quatro módulos: A História do Dinheiro; Entendendo a importância de poupar; Planejamento e Escolhas; Usando o dinheiro de forma consciente.

Parceiro da Secretaria de Educação e Esportes de Limoeiro desde o ano de 2018, o Instituto Criança é Vida é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos educacionais com foco na saúde física, emocional e social das crianças e dos adolescentes. A instituição é sediada na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo. “Estamos abordando, neste momento, o Projeto Saúde Financeira, que também pode ser encarado como um projeto de saúde emocional, pois, se cuidarmos bem da saúde financeira, vamos ter uma saúde emocional equilibrada. Apoiar os profissionais que tiveram que se reinventar durante a pandemia da Covid-19 é um grande sucesso e rende trocas e aprendizados constantes”, apontou a gerente operacional do instituto, Ana Maria, que conduziu as aulas juntamente com a psicopedagoga Vera Martens e a consultora empresarial Maria Miceli.

Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

“Para que a criança saiba lidar com dinheiro e tenha saúde emocional, é importante essa informação de forma antecipada. Com esse empoderamento, ela poderá multiplicar o conhecimento para seus familiares e, consequentemente, terá uma vida financeira equilibrada”, completou Ana Maria.

Uma das professoras que participaram da capacitação foi a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino, Selma França. A educadora avaliou de forma muito positiva os conteúdos abordados na programação. “Muitas famílias, infelizmente, perderam os seus empregos e não conseguiram se organizar financeiramente. Então, a gente vai trabalhar com as nossas crianças o que está acontecendo em suas casas e como as famílias podem lidar com essas situações”, comentou Selma.

O foco da iniciativa é a retomada da Economia no pós-pandemia. Os educadores que participaram da capacitação foram contemplados com certificados e receberam materiais didáticos sobre Educação Financeira que serão abordados em sala de aula.